Como espelhar uma imagem


Kitten_and_partial_reflection_in_mirror (1)

Você não precisa ser um ás da computação para poder melhorar suas fotos e imagens. A verdade é que é possível fazer muitas pequenas correções em um computador doméstico simples, muitas vezes com os programas que já veem de fábrica com eles. O importante é não ter medo de aprender.

Uma das tarefas mais comuns é o efeito de espelhar a imagem, ou seja, inverter a imagem da mesma forma que a veríamos de frente para um espelho. As aplicações são várias, mas na maioria das vezes é para corrigir, identificar algo ou até mesmo para evitar um merchandising gratuito em imagens públicas.

Veja agora como fazer o efeito de espelhar uma imagem:

Recomendação

É altamente recomendável que você faça uma cópia da imagem a ser editada. Caso você cometa um acidente durante a edição da mesma, a cópia extra evitará que você perca o conteúdo para sempre. É rápido e importante, não deixe de fazer a cópia.

Passo a passo no Microsoft Paint

7182385035 3aae7e4a0c 1 Como espelhar uma imagem generalantilles/Flickr

  1. O Paint é um programa de edição de imagem rápido e muito útil, quando o assunto é edição de imagens simples. Apesar de possuir limitações comparado a marcas mais sofisticadas do mercado, seu tempo será poupado se o utilizar. No Windows 7 ou superior, clique com o botão direito sobre a imagem a ser editada e depois vai em “Abri com”, por fim clique em “Paint”.
  2. A imagem já deverá abrir dentro do MS Paint. Na guia Home clique no ícone “Girar”.
  3. Irá abrir um submenu, nele você deverá clicar em “Inverter horizontalmente”.
  4. Pronto, sua imagem já estará espelhada. Agora você pode salvar direto clicando no ícone do disquete, ou se preferir fazer uma nova cópia, clique na aba ao lado esquerdo de “Home” e depois em “Salvar como”.

Passo a passo para espelhar no Corel

  1. Este é outro programa rápido. Como o Corel é um programa pago, você já deverá tê-lo instalado em seu computador, na versão completa ou uma de testes ainda válida.
  2. Clique com o botão direito sobre a imagem a ser editada e vá em “Abrir com”, e depois clique em “Corel Photo-Paint”. Você também poderá abrir, arrastando a imagem para dentro do programa já aberto, ou pelo ícone “Abrir”.
  3. Já com a imagem aberta dentro do programa vá até o menu “Imagem” e clique nele.
  4. Corra com o seu mouse pelo submenu até a opção “Virar” e logo em seguida “Virar na horizontal”.
  5. Sua imagem já estará espelhada. Você poderá salvá-la diretamente no arquivo original clicando no ícone do disquete, ou se preferir fazer uma outra cópia, bata ir em Arquivo e depois em salvar como.

5794587249 c2033437a0 Como espelhar uma imagemkaw1216/Flickr

Além desse recurso, ambos os programas podem ir bem além do efeito de espelhar a imagem. O paint pode incluir textos, espalhar alguns efeitos simples pela imagem e até realizar pequenas correções. Já o Corel é uma verdadeira suíte, com ele você terá acesso a centenas de filtros especiais que poderão conferir a sua imagem uma edição profissional e com excelente acabamento. Vale a penas explorar e aprender mais sobre estes programas.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Paul Reynolds/Wikimedia Commons)