Como estudar para a OAB


oab

Elogiado por uns, odiado por outros, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil, é obrigatório para quem pretender exercer a atividade de advogado. Há quem defenda que o mesmo tipo de exame seja aplicado em outras categorias profissionais, especialmente na área da saúde, e há quem luta para que o exame seja abolido até mesmo da OAB. De todas as perspectivas que se olhe, sempre existem fortes paixões envolvidas. Mas fato é, que concordando ou não, hoje o exame é obrigatório. E acaba sendo o terror de muitos dos que estão próximos de se formar, ou que são recém-formados. Dessa forma, nesse texto iremos lhes dar algumas dicas e sugestões sobre como estudar para o exame da OAB.

3660097148 5d3ac33084 z F550x450 Como estudar para a OABlethaargic / Flickr

Se prepare (muito) antecipadamente

Quanto antes você se preparar, melhor será as suas condições na hora de prestar o exame. Como a prova exige basicamente os conhecimentos primordiais da profissão, aproveite desde o primeiro período da faculdade para se preparar. Muitas vezes, dentro da faculdade somos condicionados a atender as exigências da faculdade, e não aprender propriamente. Portanto tente fugir do esquema: estudar para a prova da semana – fazer a prova – tirar a média ou um pouco mais (se possível) – esquecer o conteúdo estudado – começar a estudar para a próxima prova/trabalho. Mesmo sabendo que as exigências do curso são grandes, procure memorizar e aprender aquele conteúdo que é mais essencial e central para a sua profissão. Você pode aproveitar o período das férias, por exemplo, para rever esse conteúdo. Dessa forma, no final do curso, você não terá que reaprender tudo para realizar o exame da ordem, e ainda será um melhor profissional.

Estude as provas anteriores

Uma das melhores formas de se preparar, é reunir o maior número de exames possíveis, e estudar por eles. Você deve dar uma atenção maior, para os exames mais recentes, dos cinco últimos anos. Mas de qualquer forma, todos os exames te darão um bom indicativo, do que você deve saber, e qual é o estilo das questões adotadas nas provas. A partir dos exames anteriores, faça simulados, e meça constantemente o seu desempenho, a fim de saber em qual disciplina você tem que melhorar, e o quanto você tem que melhorar, para poder focar e direcionar os seus estudos adequadamente, visando fortalecer suas potencialidades, e diminuir suas dificuldades.

Cursinhos preparatórios

Se mesmo adotando os procedimentos anteriores, você ainda se sente inseguro, procure os cursinhos preparatórios para as provas da OAB. Assim você terá a oportunidade, de em um período relativamente curto, rever todo o conteúdo principal a ser cobrado no exame. Você ainda pode combinar essa dica com a anterior, e tentar frequentemente resolver as provas anteriores com os conhecimentos adquiridos, a fim de monitorar sua evolução. Os cursinhos costumam aplicar simulados, que também são bastante úteis para a mesma finalidade.

1563208173 867ddc9717 z F550x450 Como estudar para a OABcstrom / Flickr

Grupos de estudo

Outra forma de aperfeiçoar seus conhecimentos, é montar um grupo de estudos. Que pode ser organizado por afinidade e especialidade. Assim alguém que tem grande conhecimento de Direito Trabalhista, e dificuldades no Direito Constitucional, pode ajudar quem tem dificuldades em Trabalhista, e ser ajudado no Constitucional, e assim sucessivamente.

Esperamos que nossas dicas sobre como estudar para a OAB sejam úteis!

(Imagem destaque: English106 / Flickr)