Como evitar e eliminar a ferrugem


3675996543_f148b1f315

A ferrugem é um processo que resulta da oxidação do ferro, ou seja, quando um metal entra em contato com o oxigênio que está presente na água ou no are através dessa reação, a ferrugem se dá de modo a danificar a integridade do material original de modo gradual. Em termos técnicos, a ferrugem acontece por conta de uma reação química que envolve o metal e sua exposição à umidade que se torna levemente ácida devido a partículas de sujeira e de poeira que ali contêm.

Ainda que, atualmente, muitas ferramentas sejam constituídas de matérias que não enferrujam como é o caso do aço inoxidável ou uma liga de alumínio protegida por cromagem, há ainda peças que ficam expostas à oxidação. Mas como evitar e eliminar que os metais se oxidem, ou seja, que a ferrugem aconteça? Basicamente, o ferro e o aço se tornam menos vulneráveis aos efeitos da oxidação se, de alguma maneira, eles ficam protegidos da umidade da água e do ar.

800px Detalhe da grade com ferrugem Autódromo José Carlos Pace Interlagos Grande Prêmio do Brasil 2004 Como evitar e eliminar a ferrugemAutódromo José Carlos Pace/Wikimedia Commons

Dicas

Conheça algumas dicas para prevenir seus objetos – máquinas, ferramentas e tudo o que for constituído de metal – da ação da ferrugem:

  • Atenção: pinte o quanto antes essas peças. Comece retirando a gordura da superfície com o uso de álcool puro e em seguida deixe secar naturalmente. Use uma subcapa para metal e uma tinta de esmalte. Retoque os riscos e deixe secar.
  • Cubra com óleo ou outros líquidos lubrificantes a superfície de ferro ou de aço que não podem ser pintadas;
  • Aplique a técnica do material de sacrifício, isso implica em juntar o ferro a outro metal que fique mais suscetível à oxidação, como é o caso do magnésio;
  • Opte pela técnica da galvanização, ou seja, aplique uma camada de zinco em cima da superfície férrica;
  • Trate a superfície do ferro vulnerável com o cromato de sódio;
  • Use cristais de sílica-gel e os coloque em armários metálicos pequenos e fechados de modo que fiquem protegidos da umidade;
  • Atenção: Nas regiões litorâneas, a ocorrência da ferrugem é bem maior, devido à alta quantidade de sais típicos das águas praianas, que aceleram e intensificam o processo da oxidação e os seus danos causados.

rust 20291 640 Como evitar e eliminar a ferrugemPublicDomainPictures/Pixabay

Como retirar a ferrugem das superfícies de ferro já acometidas pela oxidação

  • No caso das camadas finas de ferrugem que se formam, elimine-a, esfregando uma lixa fina na superfície desse objeto;
  • Já no caso de quantidades maiores de ferrugem, utilize uma escova de arame – seja ela manual ou adaptada à furadeira elétrica – em cima da superfície oxidada, para retirar todas as lascas soltas. Atenção: Proteja seus olhos com óculos próprios durante a prática. Em seguida, aplique sob a superfície já limpa, um líquido neutralizador da ferrugem que é capaz de converter os restos da ferrugem em uma camada negra pronta para ser pintada com esmalte convencional, pode ser galvanizada ou pintada com tinta de zinco.
  • Não aplique nenhum tipo de camada ou pintura em cima de alguma ferrugem, pois ela se alastrará com muita rapidez e facilidade. Cuide primeiro em retirá-la por completo, garantindo um resultado de maior qualidade.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: demiante/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !