Como evitar o efeito estufa


O efeito estufa é um fenômeno de aquecimento da atmosfera terrestre que vem causando polêmica e divergências desde quando foi detectado durante a década de setenta. Isso ocorre, porque muito se discute em termos desse tipo de mudança climática ser algo natural ou que possui grande influência do ser humano, para se desenvolver. Vamos ver um pouco mais sobre o efeito estufa e alguns passos simples que pessoas pelo mundo todo já adotam para evitar as consequências desse fenômeno para a vida humana.

O chamado “global warming”, ou efeito estufa, foi finalmente detectado na metade do século passado, quando analistas científicos notaram um aumento gradual e quase imperceptível das temperaturas gerais da atmosfera do globo terrestre. A principal causa para esse aumento era, até então, atribuída às atividades do ser humano, principalmente com a indústria do petróleo e as emissões de gases resultantes da combustão de seus derivados, como CO2, CH4, CO, entre vários outros emitidos por eletrodomésticos, como os clorofluorcarbonetos e os hidrofluorcarbonetos, os populares CFCs e HFCs.

efeito estufa3 Como evitar o efeito estufa

Via Flickr

Hoje uma vertente de cientistas contesta esse fato comprovando que a Terra passou por muitas épocas semelhantes a essa, em que a terra fica bem mais quente e não há sequer calotas polares, naturalmente, por aproximação máxima ao sol. Entretanto, isso não é o nosso caso atualmente, e se tornou consenso mundial pela ONU adotar medidas para evitar que esse processo de aquecimento continue aumentando.

Além de medidas de dimensões nacionais, que governos devam tomar, cada pessoa pode fazer sua parte para diminuir os grandes vilões do efeito estufa, o gás carbônico, o metano e os gases da indústria de refrigeração.

efeito estufa Como evitar o efeito estufa

Via Flickr

  • Diminuir o CO2 (gás carbônico) pode ser bem simples ao evitar, por exemplo, andar de carro desnecessariamente. Essa é a prática que corresponde a maior contribuição que cada pessoa concede ao aquecimento: queimar gasolina e outros combustíveis ao andar de carro.  Quanto mais pessoas puderem usar o mesmo veículo, melhor para a atmosfera. Procure frotas coletivas com colegas de trabalho e estudos, ou utilize o transporte público. No primeiro caso, você poderá economizar dividindo a conta de gasolina, que já não é nada barata;
  • Evite comprar eletrodomésticos com chama, como fogão à gás, forno à gás, e produtos como lâmpadas incandescentes e outros que geram combustão de metais;
  • Comprar sua própria fonte de geração de energia é algo que também poderá ajudar muito. Se cada pessoa investisse em comprar painéis solares, a necessidade de usinas hidrelétricas cairia pela metade. Essas usinas queimam combustíveis fósseis para gerarem eletricidade;
  • Recicle seu lixo e não adote a velha tradição, das gerações de nossos pais e avós, de juntar pilhas de lixo orgânico para queimar no pátio de casa. Além de liberar os principais gases do efeito estufa, essa prática também empobrece o solo. Prefira enterrar e usar como adubo dejetos orgânicos, como folhas caídas e plantas mortas.  E, claro, nem pense em queimar plástico e pneus.
    efeito estufa2 Como evitar o efeito estufa

    Via Flickr

Todos os estilos de vida tem um preço para o planeta, cabe a nós escolhermos o mais correto para todos, já que vivemos em um mundo com menos fronteiras e mais pessoas. É necessário cooperativismo e boa sorte para todos nós.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !