Como evitar o mofo atrás do armário


5114753094_e2bd0b6f94

Com certeza, em alguma mudança ou faxina, você já se deparou com mofo atrás ou abaixo de algum móvel. Muitas vezes não sabemos como proceder, mas não mais. Neste artigo vamos aprender a combater este mal. Não se engane se o único problema aqui for estético! O mofo faz muito mal à saúde, podendo causar até a MORTE.

Não é brincadeira… um dos problemas mais graves em relação ao mofo é que ele vai atacando os pulmões lentamente, mas eistem armários que ficam anos sem serem removidos, como os armários embutidos, por exemplo, e o mofo escondido atrás destes armários vai minando sua capacidade pulmonar sem você perceber, e ao longo dos anos você pode apresentar os mesmos sintomas de um fumante.

Existem casos mais raros de pessoas que desenvolvem alergias a certos tipos de fundos no mofo, que podem morrer por insuficiência respiratória em poucos meses, sem ao menos descobrir o porquê da doença.

Dois pontos importantes para tratar no caso de mofo nas paredes são a prevenção e o combate. não adianta limpar perfeitamente a parede para recolocar os armários, e três meses depois estar tudo verde de novo!

5906533491 4c2c95eaaf Como evitar o mofo atrás do armáriojeicy/Flickr

Vamos primeiro à algumas dicas de como combater o mofo já instalado:

  • Antes de mover os armários, veja dentro deles. Provavelmente as partes internas, e talvez até as roupas, já estejam infectadas, então terá que lavar as roupas (ou pelo menos colocá-las ao sol por um dia ou dois, o que já mata os fungos e elimina o cheiro) e limpar dentro dos armários.
  • Para limpar dentro e fora dos armários, uma solução de água e álcool e vinagre (na mesma proporção) já é o suficiente para eliminar os fungos e tirar o verde dos armários. Talvez, dependendo do cheiro, não use vinagre na parte interna, mas o vinagre é um ótimo antibactericida, então se possível, use-o e espere 24 horas para devolver as roupas para dentro, deixando o armário aberto para ventilar e tirar o cheiro.
  • Não demore mais de um ano para rever os armários e afastá-los da parede para limpar. Dependendo da proliferação dos fungos, as vezes o armário não consegue ser mais salvo, pois fungos também comem madeira! Isso mesmo, comem madeira, como se tivesse sido corroída, então se você demorar muito, pode precisar jogar o armário no lixo!

Agora, para evitar que o mofo se forme frequentemente:

  • Mantenha o ambiente sempre arejado. Muitas vezes só o fato de ter sol entrando no quarto e ventarolas abertas para circular o ar, já são o suficiente para não ter problemas com umidade.
  • Se o seu ambiente for muito úmido, experimente colar placas de isopor ou cortiça, que irá absorver umidade.
  • Desumidificadores para colocar dentro do armário ajudam.
  • Não guarde suas roupas logo depoi de passá-las, pois normalmente ela são passadas a vapor no ferro, portanto ficam úmidas por alguns minutos.
  • Tente não encostar completamente o móvel. Uns 5 cm já ajudam a refrescar.
  • Uma dica interessante: GIZ. Compre uma caixa com 50 por R$ 1,99 nas lojas (aquele gi branco de professor escrever na lousa). Coloque dois ou três no fundo de cada gaveta e espaço do armário. Eles são ótimos para absorver umidade e são muito barato. Troque de 2 em 2 meses e verá que eles ficam mais escuros e quebram com facilidade, pois estarão úmidos (absorveram a umidade do armário).

143830978 a50ceecef8 Como evitar o mofo atrás do armáriovcheregati/Flickr

Experimente separar um dia do final de semana para fazer esta operação e faça com calma, para que o mofo seja bem limpo, senão ele voltará a se proliferar em poucas semanas.

Boa sorte e boa faxina.

(imagem destaque: eurritimia/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !