Como falar sobre suas qualidades em uma entrevista de emprego


job

Parabéns! Você foi selecionado para uma entrevista de emprego naquela empresa dos seus sonhos! Calma. Depois da notícia dada pela secretária da empresa você precisará de muito controle emocional e deverá preparar-se para o dia da entrevista, afinal, tudo o que você precisa é causar uma boa impressão em sua apresentação pessoal e técnica, relatando um pouco de suas experiências profissionais anteriores, seus conhecimentos e também de sua personalidade.

Quando o entrevistador lhe der a palavra, você terá de se apresentar e expor um pouco de seu dia-a-dia, suas preferências e dos traços característicos que o tornam diferente das demais pessoas. Neste sentido, será inevitável não citar suas qualidades, que o fazem destacar-se entre os demais positivamente com também seus defeitos, que precisam ser trabalhados para não prejudicarem sua vida pessoal e profissional.

4311160791 bf23d9d57f z F550x450 Como falar sobre suas qualidades em uma entrevista de emprego

Via Flickr

É muito importante saber citar, com inteligência, suas qualidades durante uma entrevista de emprego, pois elas serão a sua “promoção pessoal” perante a empresa e ajudarão a contar como você é e quais são suas ambições profissionais. Aprenda agora algumas técnicas interessantes sobre como fazer isto e prepare-se para este momento que poderá mudar sua vida para melhor.

Dicas

  •  Objetividade: Ok. Agora você está com a palavra e o entrevistador lhe pede para falar sobre suas características positivas e negativas. Comece dizendo o que considera um defeito em sua personalidade e cubra esta informação com suas qualidades, deixando sempre as informações “boas” para o final. Você, melhor do que ninguém conhece seus limites, seus gostos, seus sonhos e sua forma de interagir com o mundo à sua volta melhor do que qualquer outra pessoa. Portanto, durante a entrevista, diga como você realmente é, sendo objetivo em suas palavras e usando frases diretas para expressar como é sua interação com o mundo e as situações ao seu redor.
  • Sinceridade: Você contrataria um funcionário mentiroso, que diz ser quem não é? Prevejo que tua resposta seja “Não” e esta é também a consideração de dez entre dez empresas ao buscarem novos funcionários para fazerem parte de sua rede de colaboradores. Portanto, não invente ser alguém que você de fato não é dizendo que possui qualidades que “gostaria de ter”, mas que não tem. Por exemplo: Se você é impaciente jamais deve dizer “Sou uma pessoa muito paciente e dificilmente mudo meu comportamento em situações extremas.” E caso seja realmente impaciente, tente camuflar este detalhe, preferindo falar sobre suas reais qualidades, pois, no dia-a-dia, seu empregador irá constatar se tudo aquilo que você disse durante a entrevista era ou não verdade e isso poderá lhe trazer problemas dentro da organização.
  • Exemplos: Use alguns exemplos que possam ajudá-lo a colocar suas qualidades ali, diante de seu entrevistador. Busque, em sua memória, situações reais onde você ajudou alguém a superar um problema ou como uma qualidade sua (pontualidade, responsabilidade, bom humor, criatividade, otimismo etc.) trouxe benefícios à você e à quem estava junto, mas cuidado: seja breve nestes relatos e use-os apenas como parâmetro para que o entrevistador tenha uma ideia mais ampla de suas qualidades e de como elas podem ser proveitosas na empresa em questão.
  • Menos é Mais: Regra muito importante: Fale menos, ouça mais. É isso mesmo. A entrevista de emprego foi sim preparada para que você e a empresa pudessem se conhecer, mais lembre-se que ela estará constantemente lhe avaliando, em cada gesto ou palavra que você disser. Quem fala muito durante uma entrevista corre o risco de contradizer-se ou se promover demais, passando a ideia de que é o único candidato que pode desenvolver determinada função, desmerecendo assim seus concorrentes. Ao falar de suas qualidades, pontue-as conforme o cargo que está buscando e não cite uma lista de traços positivos em sua personalidade. Três a cinco qualidades já são mais do que necessárias para se formular a personalidade de um perfil profissional, pelo menos em uma entrevista.
  • Conveniência: Você está participando de uma entrevista para o cargo de publicitário e não vai ressaltar aquela qualidades que são relativas à vaga, como criatividade e facilidade de trabalho em grupo, por exemplo? É muito importante que você “pinte” as qualidades que mais o entrevistador está procurando, de acordo com as características do ofício e da disponibilidade da vaga em questão. Diga as qualidades presentes em sua personalidade que mais se adéquam á profissão e a empresa que você almeja uma vaga e deixe as demais para relacionar logo ao final de sua apresentação.
6351548768 8ca38f7d54 z F550x450 Como falar sobre suas qualidades em uma entrevista de emprego

Via Flickr

Caso esteja um pouco inseguro sobre o que dizer e como se apresentar, comece falando sobre como se imagina trabalhando naquela empresa ou como a conheceu, através de sites e pesquisas diversas. É importante não ter medo de falar, de se colocar diante da situação pois até mesmo isso estará sendo avaliado e, se você não conseguir vencer esta etapa, será que conseguirá atingir as metas posteriores da empresa?  Use frases diretas, evite gírias e gesticulações constantes com as mãos e não fuja do olhar de seu entrevistador. Você certamente conquistará o que procura com estas dicas. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !