Como fazer a apresentação de um trabalho


1576710103_01f1ac81d5

As aulas estão voltando e com certeza você vai precisar apresentar trabalhos. Seja no ensino fundamental, ensino médio ou na faculdade, os professores sempre pedem apresentações em grupos ou individuais do assunto trabalhado. E muitos pessoas sofrem com isso.

Além da timidez que é presente em muitos alunos, tem outras coisas que acabam atrapalhando na hora de apresentar um trabalho escolar, tal como falta de preparação. Neste guia, você terá acesso a algumas dicas que ajudarão a preparar uma apresentação desde o começo da pesquisa, passando pelo desenvolvimento até, enfim, apresentar com sucesso perante seu professor e a sala de aula.

trabalho Como fazer a apresentação de um trabalho

Antes de continuar, confira outros artigos que podem ajudá-lo em seu trabalho escolar:

Iniciando o trabalho

Para explicar melhor, vou pegar um exemplo de tema para apresentarmos um trabalho. Um professor de sociologia pediu para apresentarmos um trabalho sobre tipos de preconceito. É algo que pode parecer fácil, mas também exige um pouco de pesquisa.

A primeira coisa a fazer é pesquisar todas as informações possíveis. Tenha em mão tudo o que você imaginar, afinal, jamais sabemos o que o professor poderá perguntar.

trabalho1 Como fazer a apresentação de um trabalho

Para este tema de preconceito, podemos pesquisar coisas como:

  • Tipos de Preconceito (racial, sexual, religioso, e outros)
  • Preconceito na história mundial
  • Preconceito no Brasil
  • Preconceito no Mundo
  • Alguns dados sobre violência
  • Leis

Sabendo essas informações podemos dar início ao desenvolvimento do trabalho.

trabalho2 Como fazer a apresentação de um trabalho

Desenvolvimento

Se o professor te deu liberdade de usar qualquer material didático para apresentar, esqueça os cartazes bonitinhos feitos a mão. Se a escola ou universidade dispõe de um data-show (multímidia), é a melhor alternativa usá-lo.

Faça uma apresentação de Slides. Mas não a encha de conteúdos que não precisam estar ali. Coloque apenas títulos e subtítulos e hora ou outra coloque algumas citações das fontes pesquisadas. A melhor informação deve sair de sua fala e não da apresentação de slides.

Veja um exemplo:

  • Errado - A população feminina continua lutando a favor de seus direitos ainda nos dias de hoje, cada vez mais conquistando espaço em grandes empresas e se tornando líderes mundiais assim como os homens sempre foram durante anos.
  • Certo - Conquistas das mulheres nos dias de hoje.

Com um título informando a assunto a ser tratado, você economiza tempo, não faz leitura e ainda pode lembrar de conteúdo, caso esqueça.

trabalho3 Como fazer a apresentação de um trabalho

Apresentação

A apresentação é a pior parte de todas. Muitas vezes o nervosismo toma conta e acaba atrapalhando. Quem nunca gaguejou em uma apresentação de trabalho ou deu um “branco” na memória e acabou se atrapalhando tudo? É uma coisa normal.

Estude bastante. E quando eu digo bastante, é  bastante mesmo. Estude todo o conteúdo a ser apresentao, inclusive a parte dos outros integrantes do grupo.

Uma dica: Se você acha que já sabe de todo o conteúdo, estude de novo.

Se você acabar esquecendo de falar alguma coisa durante a apresentação, não fique mais nervoso, volte a fale daquilo como se nada tivesse acontecido e fizesse parte do trabalho. Agora se você falar uma informação errada, seja educado e profissional. Peça desculpas e corrija seu erro antes que o professor perceba e te desconte uma nota.

Boa sorte na sua próxima apresentação. E lembre-se: Nervosismo é normal, basta respirar fundo e encarar a sala de aula.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !