Como fazer a barba crescer


barba

Na história da evolução do homem, a barba sempre teve vários significados, de acordo com a cultura em cada lugar do mundo. Por exemplo:

  • No antigo Egito, os nobres, que eram os membros mais abastados da sociedade, usavam a barba para mostrar seu status, poder e riqueza.
  • Na Grécia, os filósofos cultivavam uma espessa barba, como símbolo de sabedoria.
  • Na Roma antiga, os senadores preservavam a barba, como sinal de seu poder político.
  • Algumas religiões incentivavam o uso de barba – ou não – como diferencial e, até hoje, muitas delas, como o islamismo e judaísmo, mantém esse hábito.
  • Foi símbolo de rebeldia nos anos 70, junto com os cabelos compridos, quando os hippies demonstravam ao mundo sua irreverência e protesto contra os sistemas da época.
  • Já simbolizou virilidade, excentricidade, também desleixo e falta de higiene.
barba2 Como fazer a barba crescer

Atualmente é muito difícil encontrar um jovem ocidental usando barba, mas, de qualquer forma, ela é um sinal de expressão individual de cada um e, embora muitos queiram eliminar para sempre os pelos do rosto, outros gostariam de deixá-los crescer.

Como, então fazer isso de forma correta?

Confira aqui as dicas:

  1. Se sua barba tem falhas, a primeira coisa a saber é que não adianta ir contra a genética. Se seu pai, seu avô e seus tios tem a barba rala e com poucos pelos, não será você que se tornará um King Kong .
  2. A barba nasce e cresce no homem, durante a puberdade, devido a um hormônio chamado testosterona. Por causa da maior ou menor presença desse hormônio no organismo, é que existem homens com barba mais cheia, e outros com ela mais rala. Se toda sua família tem grande quantidade de barba e você não, então o melhor é procurar um médico endocrinologista e fazer um exame para contagem da testosterona no organismo e, caso a contagem seja baixa demais, só o medico saberá se você está apto a receber o hormônio sem danificar sua saúde.
  3. Procure também um dermatologista para saber se não há nenhum problema de dermatite ou fungos que impedem o crescimento dos pelos.
  4. Se a ausência dos pelos não for herança genética e sua saúde estiver ok, a barba aparecerá mais cedo ou mais tarde, não se preocupe.
  5. Faça a barba todos os dias para estimular o crescimento dos pelos.
  6. Corte sempre durante o banho, quando os poros estiverem mais dilatados e a pele mais hidratada.
  7. Use sempre creme de barbear e loção após a barba sem álcool, e, eventualmente, deixe os pelos crescerem para verificar se estão mais grossos.
barba4 Como fazer a barba crescer

Se sua intenção é deixar a barba maior siga os seguintes passos:

Deixe de se barbear: prepare-se para críticas porque no início dará a impressão de desleixo. Permaneça firme em seu propósito.

Defina o estilo que sua barba terá: Você pode optar pela barba cheia, aparada nas laterais do rosto ou estilo cavanhaque. Para facilitar pesquise modelos em revistas.

Modele a barba conforme o estilo que escolheu: Faça isso devagar e com cuidado pois, se tirar uma parte essencial da barba, terá de começar tudo novamente.

Mantenha a simetria: Se escolher cavanhaque ou barba aparada nas laterais, tome cuidado para não entortar um dos lados.

Mantenha a barba sempre aparada: Use uma tesoura própria para cortar cabelos, ou um aparelho elétrico com seletor de comprimento, o que será bem mais fácil. Nada pior do que uma barba comprida e mal cuidada parecendo um Papai Noel.

Lave sempre sua barba com xampu: o asseio é fundamental para manter a boa aparência. Se você fuma tenha um cuidado especial.

barba1 Como fazer a barba crescer

Dicas Finais:

  • Apare sempre a barba seca.
  • O limite inferior deve ser sempre 1 dedo acima do “pomo-de-adão”.
  • Atenção ao tamanho da barba. O ideal é o pente 1 a 2 da máquina de aparar
  • É normal ter muita coceira enquanto a barba cresce. Para aliviar, lave sempre com água fria e sabão neutro, pois, retirando o suor a coceira ameniza.
  • A barba deve estar sempre em harmonia com o cabelo. Não fica legal uma pessoa com cabelos muito curtinhos e a barba imensa.

Lembre-se! Sua aparência será seu cartão de visitas.

Boa sorte!