Como fazer a bibliografia de um trabalho


trab_dest

A redação de um trabalho de pesquisa, seja ele escolar ou científico, demanda leitura extensiva e a busca por textos, artigos e livros que possam dar maior suporte para as teorias levantadas e para o desenvolvimento do tema central da pesquisa. A escolha da bibliografia define a linha que o trabalho irá seguir, em quais teorias irá se basear e demonstra a forma de pensamento do autor, além de servir de base para uma pesquisa posterior motivada pelo leitor do seu trabalho, por exemplo. Para organizar a bibliografia do seu trabalho é preciso seguir os seguintes passos:

Anote com cuidado as referências dos livros lidos ou usados para citações no decorrer do trabalho. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, os títulos devem ser escritos da seguinte forma: SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Cidade da editora: Nome da Editora, ano.

trabalho8 Como fazer a bibliografia de um trabalho

Antes de continuar, confira outros artigos que podem ajudá-lo em seu trabalho escolar:

Confira nas páginas iniciais do livro para ter certeza de que anotou corretamente a referência bibliográfica.

Escreva as referências para sites na internet da seguinte maneira: Nome do site. Endereço na web. Acessado em: data de acesso.

Coloque todas as referências em ordem alfabética crescente, orientando-se pelo sobrenome do autor. É indicado que as referências bibliográficas sejam, em sua maioria, compostas por livros — embora sites da internet sejam uma boa fonte por sua facilidade de entrega da informação, não possuem tanto prestígio quanto livros e podem acabar diminuindo o grau de valor do seu trabalho.

trabalho00 Como fazer a bibliografia de um trabalho

Dicas e truques:

Muitas vezes, quando vemos uma citação interessante para um trabalho em um livro que não será lido inteiramente, esquecemos de copiar a bibliografia e acaba sendo bastante trabalhoso encontrar de qual livro a referência foi retirada. Para facilitar o seu trabalho, procure sempre anotar abaixo da citação copiada a referência bibliográfica.

Ao fazer citações de obras é indicado que o autor do trabalho demonstre de qual página do livro foi retirada a citação. Uma forma bastante prática de fazer esta demonstração é usando o artifício de notas de rodapé. Caso escolha usar esta forma, a referência bibliográfica da citação deve aparecer da seguinte forma: SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra. Cidade da editora: Nome da Editora, ano, p. nº da página.

Ao fazer uma citação em forma de nota de rodapé contida em uma obra já citada anteriormente, apenas escreva “SOBRENOME, Op. Cit., p. nº da página”. O Op. Cit. significa obra citada, em latim, e serve para situações em que há apenas uma obra do autor da citação. Caso contrário, é necessário escrever toda a referência bibliográfica.

trabalho9 Como fazer a bibliografia de um trabalho

Consulte sempre as especificações de formatação do seu curso ou da sua instituição de ensino, pois podem divergir um pouco das indicações da ABNT no que diz respeito ao uso de negrito ou no espaçamento. Em geral, existem poucas variações, mas em alguns casos é possível usar apenas as notas de rodapé como índice bibliográfico.

Uma bibliografia bem organizada pode acrescentar muito valor a um trabalho, resultando numa melhor nota, numa maior procura do mesmo como fonte de pesquisa para novos trabalhos, além de facilitar para bancas examinadoras a conferência de informações.

Depois de tentar essas dicas, volte para falar se tirou 10. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post