Como fazer a captação de água


7178551896_c12cbf558f_b-F550x450

A água é um dos bens mais preciosos que a humanidade possui. Além de ser fundamental para a manutenção da vida na Terra, ela é uma das maiores fontes de produção da energia elétrica que a sociedade tanto depende. Quem vive em locais mais secos depende de uma boa adaptação para que a água rara das chuvas possa ser captada da melhor maneira. Para que isso ocorra de maneira adequada, existem vários métodos que podem ser aplicados com um mínimo de investimento e vão garantir os melhores resultados. Infelizmente, o desperdício desse bem tão precioso ainda é muito observado em grandes cidades e locais que têm fartura de abastecimento. Para melhorarmos esse panorama, a educação quanto às maneiras de se reaproveitar a água é fundamental. Somente com uma consciência coletiva sobre os benefícios da economia para o meio ambiente é que conseguiremos reverter esse quadro comum de desperdício observado no cenário atual em que vivemos. De maneira geral, a captação de água vai garantir muito mais economia além de ser ecologicamente correta, já que é uma maneira totalmente sustentável de se tratar os recursos hídricos existentes.

6972404450 c9d1135574 b F550x450 Como fazer a captação de água

Via creativecommons

A importância da captação de água.

A água é a fonte de vida para todos os seres existentes no planeta. Devido a uma má conscientização da população, suas fontes são frequentemente bombardeadas por acúmulo de lixo, desmatamento e vários outros fatores que acabam por destruí-las. A captação de água é uma maneira sustentável de se utilizar a maior quantidade de água proveniente de outros meios, como as chuvas, por exemplo. Em locais onde não existem rios ou outras fontes, é fundamental que a população conheça métodos alternativos, como a construção de açudes, poços e outros aparatos para a captação de águas provenientes das chuvas.

2272335744 5c339b6d2f o F550x450 Como fazer a captação de água

Via creativecommons

A construção de poços artesianos.

Uma das práticas mais comuns em locais onde não há a presença de rios é a construção de poços. A água muitas vezes não flui somente por rios na superfície. Ela pode ser encontrada com abundância em veios subterrâneos que, se perfurados da maneira correta, podem ser uma das melhores formas de obtenção de água em uma região seca. Para isso, é fundamental a presença de um profissional geólogo que vai determinar, por meio de estudos, a presença dos melhores pontos para a perfuração. Uma vez encontrado o melhor local, devem ser empregadas máquinas perfuratrizes capazes de realizar a perfuração do poço em questão.

Construção de açudes.

A captação de águas das chuvas também é uma forma comum de sobrevivência em regiões de seca. Para isso, é fundamental escolher um local bastante amplo e de fácil acesso pela população. Uma vez determinado o ambiente, deve-se iniciar a escavação. O local escolhido deve ser relativamente limpo, sem a presença de lixo ou animais. Uma bomba de pressão pode ajudar na distribuição da água acumulada, caso o açude seja para utilização pessoal.

Outras maneiras de captação de água.

Além dos métodos tradicionais, quem deseja desfrutar de outras maneiras mais comuns para captar água pode criar dispositivos simples, como a utilização de uma calha que leve a água diretamente para um reservatório. Dessa forma, a água proveniente da chuva pode ser utilizada para a lavagem de carros e calçadas, economizando assim a água potável.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !