Como fazer a conclusão de um trabalho


trabalho_dest

A conclusão de um trabalho possivelmente seja uma das partes mais importantes, já que é nela que você terá a chance de demonstrar o resultado de um trabalho de pesquisa, de uma monografia, de uma dissertação, dentre outros tipos de trabalho. É nela que você terá uma chance adicional de ressaltar a importância de todo o texto que o leitor teve a oportunidade de conhecer. Muitas pessoas se sentem bastante perdidas na hora da redação da conclusão, sem saber exatamente como passar a informação desejada sem exagerar ou reproduzir o que já foi lido anteriormente no trabalho.

Para escrever uma boa conclusão, basta seguir estes passos:

Leia novamente o seu trabalho, caso ele não seja muito extenso, pense nos pontos-chave da mensagem que o seu texto quer passar e tente captar a essência do que foi desenvolvido em todos os itens.

trabalho2 Como fazer a conclusão de um trabalho

Responda em forma de tópicos em uma folha de papel as seguintes perguntas antes de redigir sua conclusão: foi possível chegar a uma conclusão quanto a solução da problemática estudada? Qual a solução encontrada para resolver o os problemas relacionados ao assunto que serviu de tema central para a pesquisa? Quais os principais aprendizados durante a pesquisa? Houve mudança de pensamento sobre o assunto durante o processo de pesquisa? Existem outras maneiras de trabalhar o assunto pesquisado?

Redija a sua conclusão de trabalho tendo em mente que ela servirá para demonstrar o resultado que foi alcançado com o processo de pesquisa do assunto escolhido. A conclusão pode ser vista como um complemento da introdução e da justificativa de um trabalho, demonstrando como se deu o processo de levantamento de hipóteses e ressaltando a importância do tema que foi discutido durante o texto.

Dicas e truques:

A conclusão de um trabalho é o que dá um ponto final para a discussão do assunto, demonstrando os resultados da pesquisa sobre o tema. Tente sempre ser bastante claro e objetivo na sua conclusão para que seja possível perceber com facilidade qual o resultado do processo do trabalho e como ele resolveu ou não as questões e hipóteses levantadas posteriormente.

Tente não se alongar muito durante a escrita da sua conclusão, se atendo a dissertar sobre os resultados da sua pesquisa. Muitas vezes, ao fazer uso de muitas detalhes, as informações mais importantes acabam se perdendo no texto e ocorre o movimento contrário ao da função desta parte do trabalho, que é elucidar os resultados finais do trabalho de pesquisa.

trabalho3 Como fazer a conclusão de um trabalho

Caso esteja redigindo um trabalho que não teve como ponto de partida o levantamento de uma hipótese, prefira o uso do termo “considerações finais” ao invés de usar o termo “conclusão”. Como não houve uma hipótese ou uma pergunta que norteou a sua pesquisa, é mais indicado que sejam dadas considerações finais, uma vez que não foi chegado a uma conclusão. O mesmo deve ser usado em relatórios de pesquisa, já que são demonstração de um processo de pesquisa que ainda não foi terminado, sendo impossível ter-se chegado á uma conclusão.

A conclusão deve ser um ótimo fechamento para o seu trabalho, podendo demonstrar as conclusões e soluções que foram obtidas durante o processo de pesquisa de determinado assunto. Com um bom planejamento e esforço é possível escrever uma conclusão que seja bastante rica em termos de texto e que seja, ao mesmo tempo, bastante útil e sintética. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post