Como fazer a cor marrom com tintas


marrom

Para chegar a uma cor diferente, é preciso misturar tintas de cores distintas para formar um novo tom. O marrom é uma cor muito usada no dia a dia há muitos anos, indo desde o vestuário para homens e mulheres (principalmente nos calçados e casacos) até a coloração de móveis para a casa inteira. Veja agora como fazer a cor marrom com nosso passo-a-passo e algumas dicas para facilitar a sua coloração. Confira!

marrom1 Como fazer a cor marrom com tintas

Você irá precisar de:

  • Tinta azul
  • Tinta amarela
  • Tinta vermelha
  • Álcool para suavizar o marrom muito forte
  • Recipiente para misturar as cores

marrom4 Como fazer a cor marrom com tintas

Como fazer:

  1. Vá até uma loja especializada no tipo de tinta que você precisa, podendo ser tinta para tecido, tinta guaxe, tinta de cabelo e etc.
  2. Compre as cores listadas acima e não se esqueça de levar algumas reservas para caso haja algum erro.
  3. Misture 4 medidas da tinta azul com 3 medidas de tinta vermelha com muito cuidado para não sujar tudo.
  4. Adicione a mistura 4 medidas de tinta amarela devagar, sempre mexendo com uma colher.
  5. Agora, você deve fazer o equilíbrio entre a quantidade destas tintas para chegar aos diferentes tons de marrom.
  6. Coloque mais alguma quantidade de tinta azul e chegue ao marrom oliva. Este tom é muito usado para a fabricação de enfeites domésticos.
  7. Se a sua intenção é formar cores diferentes, esta é a hora de soltar a criatividade e fazer misturas. Se incorporar outros tons se não estes, você vai acabar saindo do marrom e dando origem a outra cor, por isso cuidado!
  8. Coloque álcool misturado ao marrom formado e chegue ao marrom claro, que é uma cor mais calma e clássica, usada pela indústria na fabricação principalmente de móveis.
  9. Agora você pode usar a tinta com o que quiser pintar. A recomendação é que isso seja feito com o pincel específico para cada fim evitando imperfeições e aumentando a chance do resultado ficar homogêneo.

marrom2 Como fazer a cor marrom com tintas

As dicas que podemos dar para fazer o marrom são muitas, sendo a maioria delas relacionada à exatidão das medidas. Para chegar ao marrom, as medidas devem estar exatamente iguais a descrição acima, pois se você exagera numa certa medida ou quantidade de cor pode chegar a tons diferentes de marrom,e não o original, que é o nosso propósito. Se a sua intenção é formar novas cores, aí sim é super indicado aumentar a proporção das tintas, como por exemplo, para chegar ao marrom telha que têm maior concentração de vermelho na mistura. Para chegar ao tom vermelho castanha, adicione pouco a pouco uma porcentagem de tinta amarela, mas sem exageros!

marrom3 Como fazer a cor marrom com tintas

Portanto, se você quer pintar qualquer objeto como um móvel ou até mesmo os cabelos, a dica é procurar as tintas específicas para cada fim e misturar as cores, que geralmente seguem este mesmo critério de mudança para formar novos tons. Além do marrom, é possível chegar a várias outras cores partindo de cores primárias (azul vermelho e amarelo). Boa sorte e boa pintura!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !