Como fazer a cor roxo


2224668924_c1aa26558e

A pintura está entre as principais formas de expressão do ser humano. É possível passar tanto com tão pouco, muitas vezes basta a cor certa no lugar correto para mudar tudo. Cada cor transmite um estado e uma ideia que por muitas vezes apenas o artista consegue entender, ou visualizar.

O roxo está entre as cores favoritas da criançada, especialmente meninas, ou como poderiam dizer “artistas mirins”. Importante como todas as cores, mas nem sempre a temos em mãos para uso imediato. Então o que fazer? Vamos criar a cor. Com a mistura certa é possível obter a cor roxo e ainda variar seus tons. Acompanhe nossas dicas.

Você vai precisar de

  • Tinta azul;
  • Tinta magenta;
  • Misturador, bacia ou paleta;
  • Água rás, água comum, ou solvente indicado para tipo de tinta;
  • Pincéis indicados pelo fabricante da tinta escolhida.

800px GEC Anderson paints and mat brush Como fazer a cor roxoMart1tin/Flickr

Passo a passo

  1. É importante que o material a ser usado na tarefa esteja limpo e livre de quaisquer tipos de partículas ou contaminantes. Lave bem todos, mesmo que sejam novos. Em caso de estar utilizando material usado, limpe-o com o solvente apropriado, em alguns casos o solvente pode ser simplesmente água, leia no rotulo da tinta.
  2. Com o recipiente, paleta ou qualquer deposito que você prefira para fazer a mistura da tinta, despeje uma parte de tinta azul e logo em seguida despeje a mesma quantidade de tinta magenta.
  3. Misture bem as duas porções até conseguir um tom de roxo homogêneo. Se não estiver conseguindo, verifique se as duas tintas estão dissolvendo bem, em alguns casos pode ser necessário despejar liquido solúvel para ajudar, siga as instruções da embalagem caso faça isso.
  4. Agora é só usar a vontade o roxo que você acabou de conseguir fazer.

Dicas

  • Para saber os tons que você obter a partir do roxo ou de qualquer cor, utilize um “Círculo cromático” como referência. Nele você terá referencias de todas as cores primarias, secundarias, terciarias e suas combinações entre si.
  • Outra forma de se obter um tom próximo do roxo é substituindo o magenta pelo vermelho, neste caso obteremos o violeta que poderá ser um bom substituto conforme a necessidade do momento.

469896516 b5dbeef61f Como fazer a cor roxoumairmohsin/Flickr

  • Tente adicionar gotas ou pequenas quantidades de outras cores, como o preto e o branco para se conseguir novos tons de roxo. Uma opção muito comum por exemplo é utilizar variações das cores primárias, como o azul petróleo no lugar do azul, afim de obter um roxo diferente.
  • Ao contrário do que muitos pensam, no círculo cromático o vermelho é cor secundária, porém é muito confundido com o magenta. Para se obter vermelho misture uma parte de amarelo com uma de magenta.

A combinação se aplica a todos os usos que envolvam tintas ou pigmentos, desde que respeitadas as proporções de 50-50. Pode-se ser usado em esmaltes, tinta a óleo, tinta de dedo entre outras.

As cores dão mais sabor a nossa vida. É difícil imaginar um mundo sem cores, praticamente tudo que vemos é colorido, mesmo na natureza. Utilize as cores para se expressar e expressar a sua arte a vontade, o importante é ter criatividade.

Boa sorte!

 (Imagem Destaque: sun dazed/Flickr)