Como fazer a cor verde


50404398_0fb82c8a74

As cores estão presentes em nossa vida de uma forma muito ampla e abrangente. Usamos as cores para representar ideias, como pare e siga no transito, para valorizar e dar vida a um espaço antes vazio como a parede de uma casa e por fim as cores podem nos permitir expressar ideias abstratas, como na arte.

Se não contarmos as cores básicas, temos milhões de combinações e tons com possibilidade para os mais diversos serviços. O problema é que nem sempre se tem a coloração certa para certo tipo de serviço. Então o que fazer? Crie a sua própria cor, no tom que deseja. Veremos aqui como fazer a cor verde, mas o princípio se aplica a todas.

8103868810 390bf496ed Como fazer a cor verdecomedy_nose/Flickr

Você vai precisar de

  • Pinceis;
  • Tintas em diversas cores (especialmente amarelo, azul, branca e preta);
  • Paleta ou outro utensílio para mistura.

Passo a passo

  1. Supondo que você esteja utilizando uma paleta de cores para fazer uma pintura, separe um espaço limpo para realizar a mistura. As misturas também se aplicam a outras áreas da pintura, no entanto devem ser respeitadas as característica de cada tinta e é recomendável fazer experiências antes.
  2. Na própria paleta ou em um placa de mistura própria, adicione uma medida de amarelo, coloque na quantidade proporcional a quantidade da cor verde que você quer. Se quiser cor verde na quantidade X, coloque a metade X amarelo.
  3. Adicione a paleta a cor azul na mesma quantidade que utilizou a amarela. Por isso é importante ficar atento a quantidade desejada de tinta desde o início, pois se você quiser uma colher de verde, você vai precisar misturar meia colher de amarelo com meia colher de azul.
  4. Com ajuda de uma espátula misture as tintas, se não tiver pode suar um pincel, porem a espátula é melhor. Pare a mistura apenas quando a cor já estiver bem definida e homogênea.
  5. Caso o tom não esteja ainda ao seu gosto, faça pequenas misturas afim de obter tons diferentes de verde. Utilize uma pequena parte de branco (um gota) para clarear o verde, ou um pingo de preto para escurecer o tom. Você ainda pode utilizar medidas diferentes do Amarelo com o Azul. Se você utilizar um pouco mais de amarelo, você terá verde-oliva.

color 91059 640 Como fazer a cor verdeweinstock/Pixabay

Dicas

  • Tenha sempre uma boa quantidade de pinceis limpos antes de iniciar o trabalho. Não reaproveite pinceis utilizados em misturas anteriores, ao menos que estejam devidamente limpos. Um pincel “contaminado” por outra cor pode transformar a mistura em um verdadeiro desastre.
  • Outros tons de verde podem ser obtidos ao se misturar uma tinta já verde com outra. Por exemplo, Terra verde se obtém com a mistura entre Verde vessiê e um pingo de preto.
  • Não desperdice dinheiro comprando uma grande quantidade de tons, muitos deles você usará pouco ou nada. A maioria pode ser obtida se misturando as cores básicas, a exceção fica caso você utilize em excesso um determinado tom especial.

A arte é uma das mais sinceras formas de olhar a vida. É através dela que o artista tem a possibilidade de mostrar ao outro as nuances e belezas antes não observadas no mundo, no cotidiano e em seu íntimo.

4755817428 a18e1707fd Como fazer a cor verdeManchester Library/Flickr

Que a vida continue lhe inspirando e boa sorte!

(Imagem Destaque:  fuzzy wuzzy/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !