Como fazer a dieta do Dr. Atkins


2382928243_b8b10cf24f

Mundialmente conhecida pela “dieta da proteína”, a dieta do Dr. Atkins foi criada pelo médico americano Robert Atkins e tem por objetivo a perda do peso sem passar fome.

O método da dieta consiste na idéia de que o corpo irá buscar energia nas gorduras acumuladas caso fique com falta de carboidratos. Dessa maneira o próprio organismo será responsável pela perda do peso.

A dieta restringe a ingestão de carboidratos na alimentação priorizando o consumo de alimentos de proteínas como carnes, ovos, peixes, bacon e embutidos. Os alimentos de carboidratos que devem ser evitados são pães, massas, batata, mandioca, bolos e tortas.

4785324012 ffa58bbb92 Como fazer a dieta do Dr. Atkinswhologwhy/Flickr

Funcionamento da dieta

Com a pouca ingestão de carboidratos o organismo vai iniciar um processo em que o fígado irá converter a gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos. Essas substâncias serão usadas como fonte de energia para o corpo.  Esse processo é denominado Cetose, e nele se baseia a dieta do Dr. Atkins.

Conforme a dieta vai progredindo, o metabolismo do corpo passa a se utilizar principalmente da Cetose como fonte de energia para o organismo, tornando-se independente dos carboidratos.

Como fazer a dieta

Essencialmente a dieta do Dr. Atkins se divide em 4 etapas. Veja um passo a passo para você seguir cada etapa:

Etapa 1 – Introdução

A dieta irá começar com a restrição de carboidratos, sendo seu consumo restringido a 20 g por dia. Os carboidratos deveram ser ingeridos somente através de saladas ou vegetais.

7400577050 6c8c315500 Como fazer a dieta do Dr. Atkinsjakintza_ikastola/Flickr

  • Café da manhã: comer queijo, presunto ou ovo. Beber apenas uma xícara de café com leite.
  • Almoço e janta: comer em pequenas porções carnes, ovos, embutidos, peixes e verduras. Nada de arroz, massas, ervilha, milho, lentilha e grão-de-bico.

Etapa 2 – Perda de peso

Nessa fase você poderá ingerir 25 g de carboidratos por dia. Com o passar dos dias, ao verificar a perda de peso, comece a aumentar a dose de carboidratos. Aumente em 5 g por semana.

Etapa 3 – Pré-manutenção

2295831315 389274140c Como fazer a dieta do Dr. AtkinsKirti Poddar/Flickr

Se você chegou ao peso pretendido, então já é possível ingerir 60 g de carboidratos por dia.

Etapa 4 – Manutenção

Nessa etapa você já poderá ingerir outros alimentos, mas mantendo a taxa de carboidratos em um valor mínimo.

  • Importante: apenas saladas e vegetais (menos tubérculos) devem ser ingeridos para se obter carboidratos.

Dicas

  • Para alcançar os resultados rapidamente, combine a dieta com exercícios físicos.
  • Faça pequenas caminhadas. Nada de exageros.
  • Você pode usar pequenas doses de vitaminas para reforçar as refeições.
Aviso

A dieta exige alguns cuidados já que ela pode provocar alguns efeitos colaterais como tontura, sono, alteração de humor e tremores. Esses sintomas não acontecem na maioria das pessoas, mas existe o risco. 

Se os feitos colaterais começarem a ocorrer com frequência, suspensa a dieta imediatamente e procure um médico.

Contra-indicação

6637627069 e37655d770 Como fazer a dieta do Dr. Atkinssheilalopez1/Flickr

Por ser uma dieta que reduz a taxa de carboidratos no organismo, ela pode ser prejudicial para gestantes, pessoas com problemas renais e pessoa com altos níveis de ácido úrico.

Não é nada fácil seguir essa dieta do Dr. Atkins, uma vez que ela muda completamente o hábito alimentar. É preciso ter predisposição e persistência, pois você passará semanas sem comer aquele arroz com feijão ou aquela boa macarronada, mas depois que você alcançar o peso sugerido poderá a voltar comer esses alimentos controladamente.

(Imagem Destaque:  mattlemmon/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !