Como fazer a discussão de um artigo


artigo

Os artigos científicos são muito importantes no meio acadêmico, uma vez que valorizam o seu currículo e abrem portas para aquisição de bolsas de estudo. Todos os artigos possuem uma estrutura básica que deve ser rigidamente cumprida: título, autor, resumo e abstract, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão e conclusão. Cada instituição exige uma formatação diferente, o que não interfere no conteúdo do texto. Todas as partes do artigo são bastante úteis para o entendimento do problema levantado, porém a discussão é o item mais importante e o que suscita mais dúvidas. Os tópicos abaixo ajudarão a esclarecer o que é a discussão e como redigi-la.

artigo6 Como fazer a discussão de um artigo

  1. A discussão é o local de interpretação dos resultados e, não, da apresentação destes. Portanto, apresente os dados no subtítulo resultados e reserve as explicações para a discussão.
  2. O autor deve fazer uma Revisão de Literatura para demonstrar que possui conhecimento sobre o assunto apresentado, assim como para sustentar a relevância científica do artigo.
  3. Pesquise todos os artigos relacionados ao tema até o momento da redação final do texto. Informações novas valorizam muito o artigo demonstrando que o escritor teve sempre grande interesse em obter informações completas e atualizadas sobre o assunto.
  4. Discuta os próprios materiais e métodos utilizados por você para a realização do trabalho.
  5. Utilizando a Revisão Bibliográfica, compare os métodos e resultados encontrados em outros estudos.
  6. Faça um retrato cronológico da população em estudo, determinando se sua amostra corresponde à população em geral ou a um grupo restrito de pessoas.
  7. Verifique se, ao longo do tempo, houve melhora ou piora da situação observada.
  8. Questione se os resultados encontrados por você poderiam ser melhores utilizando outro tipo de estudo.
  9. Exponha os fatores que interferiram no resultado. É importante justificar porque o seu trabalho apresentou resultados diferentes dos demais. Em contrapartida, você também deve realizar uma fundamentação literária para esclarecer os elementos que levaram o seu artigo a apresentar resultados semelhantes aos pesquisados.
  10. Averigue se existem fatores que deveriam surgir, mas não ocorreram no período analisado.
  11. Compare os resultados da sua pesquisa com os encontrados na literatura, evidenciando os pontos de divergência ou semelhança entre métodos.
  12. Observe, cronologicamente, os quesitos em comum e as discrepâncias existentes entre os seus resultados e os resultados de outros estudos.
  13. Descreva os pontos que poderiam ser alterados em seu trabalho para que ele obtivesse resultados mais satisfatórios.
  14. Declare quão fácil ou difícil foi obter as informações, tanto em relação ao custo quanto ao acesso para responder às questões levantadas.
  15. Mostre ao leitor do texto, quais são as vantagem do seu trabalho em relação à outras publicações.
artigo1 Como fazer a discussão de um artigo

Tenha sempre em mente que a discussão é o local de expor as teorias que foram utilizadas para elucidar o problema, apresentando-as e comparando-as com a dúvida investigada. Uma vez que o artigo é avaliado em função de sua contribuição científica, evidencie se possível, uma solução para o problema levantado. Em alguns artigos a discussão é feita concomitantemente à apresentação dos resultados. Faça o seu de acordo com as normas requeridas pela revista que você pretende submeter o seu artigo ou conforme a determinação do seu orientador.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !