Como fazer a justificativa da monografia


student-thinking

Como diversos trabalhos acadêmicos, a justificativa da monografia é uma parte muito importante da apresentação do trabalho de monografia e exige que seja seguido o padrão de normas técnicas da ABNT ou as regras específicas do seu curso e da sua instituição de ensino. Para que você possa ter sucesso no seu trabalho e redija uma ótima justificativa de monografia basta seguir os seguintes passos:

monografia Como fazer a justificativa da monografia

  1. Pense na hipótese central do seu trabalho, quais questões ele levanta e qual problemática ele envolve;
  2. Pense na relevância, na importância desde assunto para a sociedade ou para uma parte dela;
  3. Redija um texto curto — cerca de 2 ou 3 parágrafos — que explique o que o seu trabalho procura questionar e responder e no que isso afeta a sociedade, seja ela acadêmica, comunidade em geral ou algum outro setor;
  4. Procure não dizer na justificativa da monografia o resultado da sua pesquisa e as respostas às questões levantadas na extensão do trabalho. A justificativa da monografia deve ser usada apenas para demonstrar a importância da pesquisa de determinado assunto e do levantamento de determinadas questões.
  5. Redija sempre com a conjugação dos verbos no tempo passado. Como o trabalho já foi redigido, é indicado que sempre se procure usar a conjugação verbal no tempo passado para demonstrar o fato de que já foram pensadas todas estas questões anteriormente e que tiveram grande importância na escolha do tema do trabalho monográfico — quanto mais útil e importante para a sociedade for o tema de pesquisa do seu trabalho de monografia, mais requisitado ele será e mais bem usado ele poderá ser como base de pesquisa para outros trabalhos.

Dicas e truques:

  1. Para facilitar na hora de escrever a sua justificativa de monografia, escreva apenas quando o resto do trabalho já estiver pronto, assim você terá uma maior noção da importância que o assunto escolhido para escrever sobre têm e qual o seu impacto econômico, social, cultural ou histórico, por exemplo, na sociedade.
  2. Organize anteriormente um esquema com tópicos respondendo as seguintes perguntas: qual a questão mais central do problema apresentado no trabalho? Existe uma hipótese que dá partida à pesquisa do assunto? O assunto possui importância para quais partes da sociedade? O assunto possui importância para o setor acadêmico? De que maneira o assunto pode influenciar o cotidiano das pessoas? Qual a importância central do estudo do assunto escolhido para o trabalho de monografia?
  3. Tente ser breve na sua justificativa de monografia. Lembre-se sempre que a justificativa é o que o próprio nome já diz: uma justificativa para a pesquisa do assunto. Ela deve se ater a tal função, sendo clara e objetiva.

A jutificativa de monografia é um ótimo momento para ressaltar a importância do seu trabalho e no que ele pode contribuir para o continuidade da pesquisa no assunto e no avanço na procura por uma solução para a problemática apresentada. Além disso, por estar na parte inicial do trabalho, a justificativa de monografia pode ser algo que fará com que o leitor se interesse ainda mais pelo seu trabalho. Boa sorte!

monografia2 Como fazer a justificativa da monografia

4 replies to this post