Como fazer a planta baixa de um imóvel


5692679598_c683ea01cc

Planta de casa não só dá trabalho como custa caro. E, por isso, muitas pessoas, seja por falta de informação ou por qualquer outro motivo, acabam acreditando que precisam pagar pelo serviço e que não conseguiriam a fazê-lo sozinho. E é um serviço que custa muito caro, além de ser difícil encontrar profissionais dispostos a tratar um leigo no assunto com a devida paciência, mesmo que estejam sendo bem remunerados pelo serviço.

plantabaixa1 600x250 Como fazer a planta baixa de um imóvel


Quando seu imóvel é um apartamento, há, ainda, a vantagem de já ter este trabalho feito. Em geral, oferecem opções de planta para você escolher (quando o imóvel é adquirido ainda na planta). Mas se você comprou um terreno e quer fazer sua própria planta, a coisa pode se complicar um pouco, mas não se você seguir nossos conselhos. 5463814526 8d0ee35ac9 500x250 Como fazer a planta baixa de um imóvelConfira algumas dicas para conseguir fazer sua própria planta.

1)      Tire todas as medidas do terreno.

2)      Faça um esboço em papel das formas do terreno, marcando recortes, reentrâncias e afins.

3)      Tente manter as proporções entre as medidas.

4)      Marque, também, eventuais declives ou oscilações do terreno.

Depois que tiver em mãos um esboço de seu terreno, é hora de projetar. Pode projetar do jeito que quiser, ou até mesmo achar modelos prontos de plantas de casas para definir, antes de iniciar o projeto, como vai ser a arquitetura da construção. A grande novidade é que a web oferece softwares gratuitos e fáceis de aprender a usar. Confira abaixo alguns deles e veja como funcionam, suas funções e opções.

  • MyFloorPlanner – na descrição, eles dizem que fazem a planta baixa de qualquer cômodo em até 30 segundos. Mas é possível até colocar itens de decoração do cômodo em questão. Basta se cadastrar no site gratuitamente e mexer nas ferramentas.
  • CorelDraw – software de design gráfico, o desenho no Corel é, basicamente, através das formas básicas (quadrado, círculo, etc.). será possível desenhar apenas os contornos da planta, nada de itens decorativos. A desvantagem é que é um software pago e um gasto bem salgado se seu objetivo é fazer uma só planta.
  • Google SketchUp – o programa permite que você desenhe plantas de casas em 3D  com bastante facilidade. Para utilizar, basta baixar o programa, e instalar em seu computador. Como todos os softwares oferecidos pela Google, é didático, fácil de mexer e gratuito.

A internet oferece também opções de plantas baixas já prontas, só para baixar. É bacana baixa-las para ter noção de proporção entre as medidas e usá-las como guia na hora de fazer a sua. Verifique as medidas, veja qual mais se aproxima do seu terreno e use-a como base.

De qualquer forma, não é mais necessário pagar tanto dinheiro para ter um trabalho que nem sempre se adequa às suas expectativas. Escolha um software, baixe referências e crie uma casa personalizada, que tenha tudo a ver com a sua personalidade. Afinal, não é todo dia que temos em nossas mãos a chance de construir a casa própria e é mais do que justo que ela fique com a sua cara.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !