Como fazer a portabilidade de seu número


celular

Desde o surgimento dos planos pré-pagos e da popularização do telefone celular, a grande polêmica sempre foi escolher uma operadora. Há alguns anos, antes da portabilidade existir, o esforço em conquistar e fidelizar o cliente através de preços era menos, já que comprar um aparelho e ter um número de telefone era um negócio praticamente para toda a vida. Os aparelhos eram bloqueados e liam somente o chip da operadora. No caso de uma eventual vontade ou necessidade de mudança, o número era perdido, o que, você pode imaginar, gerava um transtorno gigantesco. Para trocar de operadora era necessário trocar de aparelho e de número. Por isso, muitos ficavam insatisfeitos com sua operadora, mas em silêncio.

celular1 Como fazer a portabilidade de seu número

A partir do momento em que a portabilidade foi instituída, o cenário mudou completamente. Agora, era só precisa levar o aparelho para desbloquear e o número passou a ser do usuário e não mais da operadora. Além disso, as operadoras passaram a oferecer serviços que fidelizem os clientes, criando “forças” que os prendam a eles, já que não podem mais fazer isso literalmente – são os pacotes de mensagens, ligações baratas e afins.

No entanto, o processo de uso da portabilidade ainda é confuso. Você pode fazer:

  • Portabilidade para Tim (seu celular é Oi, Claro ou Vivo e você quer que ele passe para a Tim),
  • Portabilidade para Claro (seu celular é Oi, Tim ou Vivo e você quer que ele passe para a Claro),
  • Portabilidade para Oi (seu celular é Tim, Claro ou Vivo e você quer que ele passe para Oi),
  • Portabilidade para Vivo (seu celular é Claro, Tim ou Oi e você quer que ele passe para a Vivo).
celular4 Como fazer a portabilidade de seu número

Confira abaixo, passo a passo, como fazer a portabilidade para cada operadora.

  1. O celular foi comprado no nome de uma pessoa. Esta pessoa é quem deve solicitar a portabilidade, mesmo que o celular não seja dela ou para ela. Para a operadora, o dono da linha é o dono do CPF que foi registrado na hora da compra. Isto é, se alguém te deu o celular, é preciso verificar se o registo está feito no CPF da pessoa ou no seu.
  2. O dono da linha vai com seu CPF , seu RG e os dados da linha a mudar de operadora na loja da nova operadora.
  3. É feita uma solicitação por escrito e fecha-se um acerto de alteração de operadora no mesmo dia.
  4. O processo completo de alteração, no entanto, leva de 3 a 5 dias úteis. Isso significa que durante este período, seu celular estará desativado: não receberá nem fará ligações, não há envio de mensagens ou quaisquer outros serviços disponíveis. Portanto, programe-se para fazer este procedimento e não ser pego de surpresa.
  5. Créditos, em geral, não são transferidos para a nova operadora. Deve ser verificado na hora da transferência, feita na loja.
celular2 Como fazer a portabilidade de seu número

O processo é simples. No entanto, se você quer mudar de operadora especificamente para aproveitar uma promoção, vale mais a pena desbloquear o aparelho e comprar um chip novo da operadora, ao invés de ficar quase uma semana sem celular e trocar de número. Atualmente, é uma opção que anda compensando: ser cliente de mais de uma operadora para aproveitar todas as vantagens oferecidas.

celular3 Como fazer a portabilidade de seu número

Avalie qual a melhor opção para você e aproveite a vantagem de ter um celular desbloqueado para usar o que for mais conveniente para você.

4 replies to this post
  1. Fiz a portabilidade da vivo para oi e está demorando muito e o meu telefone nao está desativado, continua funcionando normalmente e nenhuma das operadoras entraram em contato. Estou achando esse negocio de portabilidade muita enrolação.

  2. gostaria de saber se é possivel usar o mesmo numero de um chip em outro celular mesmo quando não tenho o chip pq perdi o aparelho celular , não sei se estou sendo clara em minha pergunta ; mas eu ja acostumei com o numero e se comprar outro celular , eu gostaria de usar o mesmo numero, emfim é possivel, ja que esta ativa a caixa postal do mesmo ? obg