Como fazer a resenha de um filme


1048319_13ec2859

Você está assistindo a um filme e, por algum motivo, resolve tecer comentários dele. E por que não por escrito? Ou melhor, você deseja fazer uma resenha – nome bonito esse, não? Ou um resumo… Peraí, o que é resenha? Resenha não é sinônimo de resumo? O que diferencia um de outro? Calma, não se afobe! Com as dicas a seguir você entenderá perfeitamente o que é um e o que é outro e ainda por cima aprenderá a fazer a resenha de um filme.

Que tal começar pelo básico de tudo? O que é resumo e o que é resenha. No caso, vamos explicar cada um em relação a filmes, mas o princípio é o mesmo para textos e outras fontes de informação.LSTWRD4 C 450x250 Como fazer a resenha de um filmeResumo: é o ato de recontar de forma breve a história que foi mostrada. Por exemplo, é conseguir contar em uma página – ou em 5 minutos – o que se passou em um filme de 2 horas e meia.

Veja o exemplo: O filme fala da história de um menino que aprendeu com o professor que, se ele fizesse o bem às pessoas, iria se espalhar e “contaminar” a todos. Logo, todos estariam recebendo algo bom. Mas não foi bem assim que aconteceu, pois o menino, apesar de fazer o bem, foi assassinado no fim.

Viu? O resumo se limita a contar a história – tal qual ela aconteceu. Perceba: quem faz um resumo não emite opinião sobre a história. Diferente da resenha.

Resenha: é quase um resumo também, com a diferença que, na resenha, aparecem a opinião do autor durante o “resumo”.

Vamos usar o mesmo exemplo: O filme fala da história de um menino que aprendeu com o professor que, se ele fizesse o bem às pessoas, iria se espalhar e “contaminar” a todos. Logo, todos estariam recebendo algo bom. Mas não foi bem assim que aconteceu, pois o menino, apesar de fazer o bem, foi assassinado no fim. O que é interessante de se observar é o embate do quanto vale a pena ajudar as pessoas. Devemos esperar algo em troca? O garoto do filme, no momento em que foi ajudar, foi assassinado. Mas ele pode ter sido como um exemplo para as pessoas, de fazer o bem sem esperar se sair bem também…

E por aí vai! Percebeu a diferença entre um e outro? Em geral, a resenha aborda pontos de discussão da obra.

Agora como você pode fazer a resenha de um filme?1048320 02786087 600x250 Como fazer a resenha de um filmeVeja!

1) Assista ao filme. A primeira vez que você vê o filme é para saber do que ele se trata. Assista a ele sem compromisso e sem se preocupa.

2) Assista ao filme novamente. A segunda vez que irá assistir-lhe é para pegar detalhes que não tinha percebido. Dessa vez, atente-se mais às nuances, pois você já sabe a história como um todo.

3) Faça anotações enquanto assiste. Coloque tópicos, palavras-chave, perguntas. Se você pudesse resumir o filme em uma palavra só, qual seria? No exemplo que usamos acima poderia ser altruísmo. Ou o filme a que assiste é sobre preconceito? Enfim, isso ajudará a dar o norte a sua resenha.

4) Comece a fazer a resenha. Na resenha você precisará contar a história, a fim de que, mesmo as pessoas que não assistiram ao filme, possam entender o contexto da coisa. Você não precisa se ater a detalhes e, dependendo do caso, não precisa nem contar o final, pois talvez não seja necessário.

5) Conte alguns trechos do filme e emita sua opinião a respeito do assunto. Seja crítico! Diga por que o filme demonstra defender tal aspecto e não outro. Dê exemplos do próprio filme.

6) Mescle trechos do filme com opiniões. Seja crítico e sua resenha ficará bem interessante!

Aguardo para ler sua resenha por aí! Bom trabalho!

21 replies to this post
  1. Adorei suas orientações. Por que alguns proficionais de educação não ensinam assim? Com tanta exatidão.Estudam para quê?Não consigo entende! Em menos de alguns segundos aprendi resenhar com qualidade.Eles só sabem dizer está errado,mas não ensina.Você está de parabens.Precisamos multiplicar mais ser humano como você; sem medo de compartilhar conhecimento.

  2. Passo filmes na aula de redação e peço que façam uma resenha crítica. Eles adoram!!!
    E com essas informações, fica ainda mais fácil repassá-las para os alunos de forma clara e bem objetiva. Valeu Obrigada!!

  3. O filme Entre os muros da escola, do autor Laurent Cantent é indiscutivelmente excelente. Leva os funcionários da Educação à reflexão sobre como muitos tratam com descaso e insatisfação profissional, optando por caminhos mais rápidos como : o livrar-se dos alunos- problema, o desprezo em relação à formação dos indivíduos que ainda não se encontraram ( no caso os alunos). Já apresentei tal filme a algumas de minhas turmas, pedi que eles fizessem uma resenha, debatemos o posicionamento da escola e dos alunos.