Como fazer a segunda via do CPF


cpf

O Cadastro de Pessoa Física nada mais é que um registro do cidadão na Receita Federal no qual devem constar todos os contribuintes (Pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras com negócios no Brasil).

Quando você perde, quebra ou rasga esse documento, já que os antigos CPFs eram feitos de papel e não ao estilo cartão como são ultimamente, é necessário que tire uma segunda via desse documento.

cpf1 Como fazer a segunda via do CPF

Existem dois meios para recuperar-lo. A primeira é pagar uma pequena taxa e você receberá em casa o cartão azul utilizado atualmente como CPF. A outra é imprimir um papel no site da Receita Federal que serve como comprovante. Hoje, o comofas irá ensinar os dois meios de como fazer a segunda via do CPF.

O que você precisa:

  1. Um computador ou notebook;
  2. Conexão à internet;
  3. Impressora;

Passo a passo – Cartão azul

cpf2 Como fazer a segunda via do CPF

Nesse primeiro passo a passo, vamos aprender como solicitar o CPF através de agências ou Correios (Saiba mais sobre como tirar seu CPF nos Correios) pagando uma pequena taxa.

  1. Primeiro, se você tem 16 anos ou mais, tenha em mãos: documento de identificação ou um documento que comprove sua inscrição no CPF.
  2. Se você é menor de 16 anos, tutelados, curatelados ou sujeito a guarda judicial você precisa ter em mãos: documento de identificação do titular da inscrição; documento de identificação do representante legal do titular da inscrição no CPF; documento legal que comprove o direito de representar o titular da inscrição no CPF; documento que comprove a inscrição no CPF.
  3. Caso a sua solicitação seja feita por uma procuração, o procurador tem que ter em mãos: os documentos relacionados acima que se encaixam na situação; documento de identificação do procurador; a procuração; documento que comprove o CPF do procurador.
  4. Munido com todos os documentos necessários, vá até uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios, pague uma singela taxa e solicite a segunda via do seu CPF.
cpf3 Como fazer a segunda via do CPF

Passo a passo – Pela internet

Nesse passo a passo, você vai aprender como solicitar um documento impresso que confirma a sua inscrição no CPF e pode ser usado como documento para qualquer necessidade que venha a surgir.

  1. Vá até o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br) e clique no menu a direita em “Serviço com Código de Acesso ou Certificação Digital”.
  2. Leia as instruções e clique em “Geração do Código de Acesso para o Portal e-CAC”.
  3. Leia novamente as instruções e tenha em mãos o que foi pedido para gerar o código. Depois, clique em “Gerar código de acesso para pessoa física”.
  4. Insira o seu número de CPF, sua data de nascimento e o código de verificação pedido e clique em “avançar”.
  5. Agora, se você não tem recibo no IRPF, simplesmente deixe em branco e siga as instruções para criar a sua senha. Após ter sido criada, clique em “Gerar Código”.
  6. Anote o seu código e a sua senha e clique no link indicado abaixo das informações dadas.
  7. Preencha os campos solicitados, clique em avançar.
  8. Clique em “Comprovante de Inscrição” e faça a impressão do comprovante.

Ele poderá ser impresso quantas vezes forem necessárias.

Dica: Caso você clique em um dos links e a seguinte página apareça “Esta conexão não é confiável”, não se desespere. É somente que o certificado do site não foi verificado pelo seu navegador. Clique em “Adicionar exceção…” lá embaixo.

Agora clique em “Confirmar exceção de segurança” e pronto! O site voltará a funcionar normalmente. Espero que tenha ajudado e que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Até a próxima.

2 replies to this post
  1. pow eu nao tenho absolutamente nada eu fui roubado perto de copacabana ja dei a minha declaraçao na dp i nada como qui eu vou fazer pra te-los de volta vcs podem mi ajudar