Como fazer a senha do cartão cidadão


cartao

Receber informações e fazer saques de benefícios sociais e trabalhistas aos quais o trabalhador tem direito. Para tudo isso, existe o Cartão Cidadão, que é um cartão magnético emitido pela Caixa Econômica. Ele é destinado àqueles que têm vínculo com o FGTS ou tenham sido identificados no PIS como beneficiário de Rendimentos ou Abono Salarial. Quem está recebendo ou está para sacar parcelas do Seguro-Desemprego, seja participante de Programas de Transferência de Renda e não tenha o benefício creditado em conta corrente deve ter esse cartão. Mas é preciso ter uma senha para poder realizar todas essas transações. Veja como é muito simples.

cartao3 Como fazer a senha do cartão cidadão

Para poder fazer uma senha do Cartão Cidadão, é preciso cadastrá-la e para tal é necessário ter pelo menos um dos seguintes documentos em mãos: carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, identidade militar, identidade de estrangeiros ou passaporte. Leve também um comprovante de residência.

Veja o passo a passo para fazer a senha do Cartão Cidadão:

  1. Munido de toda a documentação citada acima, dirija-se a uma casa lotérica ou agência da Caixa Econômica.
  2. Fale ao caixa que você está indo lá para fazer a senha do cartão cidadão forneça a ele um documento de identificação e outro que tenha o seu CEP (comprovante de residência).
  3. A senha será composta por seis dígitos. Digite uma combinação de números que seja fácil de ser lembrada, mas não coloque datas óbvias como seu aniversário. Procure fazer um mix de datas. Por exemplo: dia do seu nascimento, do aniversário do filho e do ano que saiu do emprego.
cartao4 Como fazer a senha do cartão cidadão

Para ter o Cartão Cidadão, é preciso ser cadastrado no PIS/PASEP e ter o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Todas essas informações devem ser fornecidas à Caixa Econômica, único banco do país responsável por tal cartão.

Se você já tem outro cartão relativo aos programas de transferência de renda, o Cartão Cidadão não poderá ser fornecido porque todos esses cartões são da mesma natureza e cumprem o mesmo papel: consultar e receber benefícios sociais.

Para ter um, é preciso entrar em contato com a Caixa pelo telefone 0800-726-0101 ou, quem preferir, ir à agência. É importante lembrar que a senha não pode ser feita por telefone, somente pessoalmente. O Cartão Cidadão chegará a sua casa em até 15 dias úteis e não é preciso pagar nada para tê-lo, nem pagar taxas por seu uso.

cartao5 Como fazer a senha do cartão cidadão

A consulta sobre os recebimentos sociais, incluindo aqui o seguro desemprego, também pode ser feita pela internet, no próprio site da Caixa. Basta digitar o número do PIS no site da Caixa e criar uma senha exclusiva para internet neste link https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp. Desse jeito, não há necessidade de sair de casa, gastar dinheiro ou tempo se deslocando somente para conferir valores.

cartao1 Como fazer a senha do cartão cidadão

Agora que já sabe como o Governo Federal facilitou a vida dos brasileiros ao criar um cartão que pode ser usado para consultar e receber os benefícios sociais, ficou mais fácil para todo mundo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

9 replies to this post