Como fazer a voz voltar após a rouquidão


4276861855_a63cb8fa47

Seja após uma partida de futebol, uma festa ou trabalho como telemarketing, por exemplo, muita gente acaba perdendo a voz. Outras vezes, aqueles que atuam como cantores de bares e igrejas também são afetados por isso. Dessa forma, saiba como fazer a voz voltar após a rouquidão.

voz1 Como fazer a voz voltar após a rouquidão

Para preparar uma receita básica de como voltar a ter voz, é preciso comprar gengibre, balas dessa raiz ou ainda comprar a fruta romã. Todas essas são excelentes para que a voz volte a funcionar normalmente, contudo, cada uma tem um tempo para agir no corpo. Dessa maneira, veja o passo-a-passo de como fazer a voz voltar após a rouquidão.

voz2 Como fazer a voz voltar após a rouquidão

  1. O gengibre, uma raiz muito usada na culinária, pode ser usado como uma ferramenta para acabar com a rouquidão. Para tal, é preciso cortá-la em pedacinhos bem pequenos, de2 cmno máximo e levá-la à boca. Chupe cada pedaço por três a quatro vezes por dia.
  2. No momento em que estiver com o gengibre na boca, dê pequenas mordidas para que o líquido saia da raiz, mas não coma nem engula. O gosto do gengibre puro é forte, não é nada agradável mas ele alivia a rouquidão muito rapidamente, nos casos em que ela não é decorrente de doenças. Nessas situações, a recomendação é procurar um profissional da área para que ele dê as orientações adequadas.
  3. Uma outra forma de melhorar a rouquidão é consumir balas de gengibre, todas vendidas em farmácias e em lojas de produtos orgânicos. Contudo, apesar de adocicadas e trazerem assim um conforto maior a quem está sem voz, a volta dessa demora muito mais do que o uso do gengibre puro.
  4. A fruta romã sempre é lembrada nesses casos. Ela também auxilia e muito a voltar a voz. As sementes dela devem ser chupadas três vezes ao dia. Como acontece com as balas de gengibre e mel, a rouquidão também demora um pouco mais a ser sarada com a romã.
voz3 Como fazer a voz voltar após a rouquidão

Para ajudar o corpo a recuperar a voz é importante ter ainda outros cuidados, pois com o esforço feito existe a possibilidade de piorar a situação. Por isso, é importante não forçar as cordas vocais, deve-se evitar falar muito, mesmo que por telefone, que supostamente não forçaria nada. Ao contrário, a rouquidão acontece por uso excessivo da voz, por isso muitos profissionais do telemarketing são atingidos por ela, por exemplo.

Um outro detalhe que também deve ser pensado é que as balas de gengibre não devem vir tão adocicadas, como usadas com mel, por exemplo, pois isso só prejudica ainda mais a recuperação da voz.

E aqueles que não querem perder a voz podem também devem seguir algumas dicas. A primeira é sempre hidratar bastante as cordas vocais bebendo bastante água antes do momento em que a voz será muito usada. Contudo, essa água não pode ser muito gelada, ela deve estar em temperatura ambiente. Outra dica é respirar prestando bastante atenção ao diafragma e fazer barulho pelo nariz (hum) durante um minuto, ao longo de cinco ou dez minutos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

7 replies to this post