Como fazer adesivos personalizados


adesivo

Aqui você vai aprender a criar adesivos personalizados para qualquer ocasião, seja para rotular seus itens, fazer arte, selar cartas ou por passatempo. Você pode adiciona fotos, modelos prontos, textos ou logotipos.

Materiais

  • Programa de edição de imagens;
  • Imagens, fotos ou textos digitais;
  • Papel adesivo;
  • Impressora;
  • Tesoura ou máquina de corte (As gráficas possuem este tipo de equipamento, que corta com muita precisão e dá um toque profissional ao seu trabalho).
2785099492 bd46201df5 z F550x450 Como fazer adesivos personalizados

Via Flickr

Utilizando o Corel Draw

O Corel Draw é uma ferramenta muito útil na criação de ilustrações. Se você não possuir o programa no seu computador, baixe-o da internet.

  1. Abra o Corel Draw – Quando fizer isso, o programa vai abrir uma folha em branco com tamanho A4. Se o seu adesivo for grande, talvez seja melhor utilizar o tamanho de folha A3. É necessário que tenha essas medidas em mente já no início da edição.
  2. Inserindo as linhas guias – Depois de definir o tamanho, temos que inserir linhas guias. Elas impedem que seu desenho ultrapasse os limites da folha e serve como margem de corte. Para fazer isso, clique na aba “Ferramentas” e em seguida “Opções”. Uma janela irá abrir. Procure por “Documentos” e clique. Em seguida, clique em “Linhas Guia Horizontal” e coloque a medida de 2mm na caixa ao lado. Repita o processo para “Linhas Guia Vertical”.
  3. Inserindo linhas de segurança – Na mesma janela aberta para inserir as linhas guia, adicione mais uma medida as “Linhas Guia Horizontal” e “Linhas Guia Vertical”, essa medida será de 4mm. Agora falta inserir as linhas superiores e as da direita. Para a linha superior, subtraia 2mm da altura total e adicione este valor em “Linhas Guia Horizontal”. Faça o mesmo cálculo para 4mm e adicione a linha de segurança. Repita este processo para adicionar as linhas da direita, lembrando que o cálculo será com a medida da largura total e que serão adicionadas em “Linhas Guia Vertical”.
  4. Inserindo imagens – Para inserir uma imagem pronta, uma fotografia, por exemplo, utilize as teclas “ctrl+i”. Uma janela abrirá, é a janela Importar. Procure a sua imagem no computador e clique em Importar. A sua seta do mouse vai ficar diferente, pois ela estará aguardando o redimensionamento da imagem que você selecionou. Dentro das margens criadas anteriormente, clique no canto superior a direita e arraste até o canto inferior a esquerda. Pronto. Sua imagem apareceu já redimensionada para os limites da sua folha.
  5. Adicionando textos – No Corel Draw, existe uma barra de ferramentas no canto esquerdo. Com ela você pode desenhar a mão livre, criar formas geométricas, escrever textos e muitas outras funções. Procure por uma letra A maiúscula e clique. Automaticamente na barra de ferramentas superior, aparecerá a caixa de ferramentas textuais. Nela você pode mudar a fonte, o tamanho da letra e a cor. Clique na folha em branco, uma caixa de texto vai aparecer. Agora é só digitar e fazer alterações necessárias.
  6. Inserindo imagem dentro de uma forma geométrica – Essa ferramenta é muito interessante. Você pode inserir uma fotografia dentro de um círculo, por exemplo. Assim, você evita aqueles adesivos quadradões e sem muita graça. Existe uma variedade de formas geométricas no Corel Draw, então você não fica limitado. Primeiro, crie a forma geométrica desejada utilizando a caixa de ferramentas da esquerda. Importe a imagem escolhida para preencher a forma geométrica. Selecione a imagem e clique na aba “Efeitos”, em seguida clique em “Powerclip” e em “Colocar em recipiente”. A seta do mouse mudará para o formato de uma seta preta maior. Clique na forma geométrica e se necessário, redimensione ou arraste na posição desejada.
7919777486 f13a783e01 z F550x450 Como fazer adesivos personalizados

Via Flickr

O Corel Draw é bem simples. Porém existem muitas ferramentas disponíveis. Aqui foram explicadas algumas delas que são básicas na criação de adesivos. O penúltimo passo é a impressão. É importante que a impressora seja adequada para o tipo de papel adesivo. Você pode checar isso durante a compra das folhas. Por último o corte. O corte pode ser feito manualmente com uma tesoura, caso você queira fazer em casa. As gráficas possuem máquinas de corte que fazem isso com perfeição. Você pode fazer toda a edição em casa e em seguida, mandar imprimir numa gráfica. Vai depender de quanto você quer investir no projeto. A impressão colorida com corte não é muito cara. Então, vale a pena pedir por esse serviço.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !