Como fazer álcool 70%


4224321193_c56a440e6f

Quem trabalha ou estuda na área da saúde sabe que o álcool 70% é a maneira mais eficiente de eliminar bactérias e microrganismos de bancadas, mãos, recipientes e quaisquer outros utensílios de laboratório. Quem trabalha em hospitais também pode e deve utilizar o álcool nessa diluição de 70% para garantir maior eficiência na eliminação de germes e reduzir o risco de infecções hospitalares.

Além disso, o álcool 70%, como é mais conhecido, também é utilizado para diversos fins, principalmente em laboratórios de microbiologia, para a preparação de corantes e outros reagentes. Para quem deseja algumas dicas de como preparar a sua solução, fique atento a essas dicas e garanta um ambiente ainda mais limpo e livre de organismos patogênicos. O álcool 70 % também pode ser utilizado em casa, na limpeza do dia-a-dia, exatamente por eliminar mais eficazmente que os detergentes comuns ou que o álcool a 98%, que é o mais utilizado para limpeza doméstica.

5645102295 e4a6279691 Como fazer álcool 70%zhouxuan12345678/Flickr

1. Compreenda o princípio de funcionamento do álcool a 70%

A maioria das pessoas se pergunta por que o álcool diluído é mais eficaz que o álcool “puro”. Essa resposta é dada através de várias pesquisas na área de microbiologia que já confirmaram que a diluição a exatos 70% é mais eficaz que qualquer outra diluição.

A explicação é que, o álcool 98% encontrado em supermercados é extremamente volátil, e evapora antes mesmo que possa ter alguma ação sobre a parede celular de bactérias e outros germes. Já as concentrações muito abaixo de 70% não são potentes o suficiente para destruir microrganismos. Dessa forma, ficou estabelecido o valor ótimo de 70% de álcool para 30 de água, já que esses dois elementos são miscíveis, ou seja, são passíveis de formarem solução de uma única fase.

2. Separe o material necessário

Para criar uma solução de álcool 70%, são necessários alguns aparatos básicos que podem ser encontrados tanto em laboratórios quanto em outros ambientes, como consultórios ou até mesmo em casa. Primeiramente, tenha um recipiente esterilizado para armazenar a mistura depois de terminada. É fundamental que esse recipiente possua um bico, para eliminar qualquer contato do interior com a superfície. Tenha também uma jarra ou qualquer outro recipiente estéril para que possa armazenar a água destilada.

6990213496 3c864c3642 1 Como fazer álcool 70%RDECOM/Flickr

Caso esteja em casa e não possua um destilador, pode-se também utilizar água mineral previamente fervida. Evite a utilização de água da torneira, já que ela vem com altas concentrações de cloro e outras substâncias. Após ferver a água mineral, armazene-a em recipiente previamente esterilizado – pode ser uma jarra mergulhada em água fervente, por exemplo – e cubra com uma toalha de papel seca.

3. Aprenda como fazer o cálculo correto de diluição

Para garantir que a quantidade correta de água será utilizada na diluição, utilize o seguinte raciocínio para o cálculo: Concentração Final multiplicada pelo Volume Final tem de ser igual à Concentração Inicial multiplicada pelo Volume Inicial. Dessa forma, temos que 70% vezes 1000 mL sobre o valor inicial de 98% será igual à quantidade necessária de álcool utilizado. Nesse caso a quantidade será de 714, 2 mL, que deverão ser pipetados e completados com água até se obter o total de 1 L.

Pronto, agora que você já sabe como criar exatamente a concentração necessária, basta separar o material e começar a eliminar germes e outros micróbios de seu ambiente, seja ele de trabalho ou familiar.

 (Imagem Destaque: kiewic/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !