Como fazer almofadas decorativas


5068959402_4c1f534a6c_o

As almofadas são usadas na decoração tanto de casas como de escritórios, elas servem para alegrar o ambiente e manter a harmonia dos objetos, tudo vai depender da maneira como são arrumadas e também das estampas e cores. Além da função decorativa, as almofadas são usadas como apoios das costas, cabeça e até mesmo dos pés, por esse motivo é fundamental escolher um bom tipo de enchimento, que poderá ser algum material sintético ou até mesmo plumas e penas. O tipo de fechamento também varia, ele poderá ser feito com zíperes, botões ou velcro. Na hora de escolher a cor ou estampa da almofada, no caso das decorativas, é muito importante levar em consideração os tons dos objetos que compõem o ambiente. Uma boa alternativa é fazer as suas próprias almofadas.

6960603404 8a01972e7c o 597x250 Como fazer almofadas decorativasAprenda a fazer almofadas decorativas
Fazer uma almofada não é difícil, o importante é possuir todos os materiais necessários para que o trabalho possa ser concluído. Além disso, é importante possuir algum conhecimento prévio de costura, se esse não for o seu caso, o recomendado é “treinar” costurando pequenos tecidos antes de se aventurar a fazer uma almofada.

Materiais

  • Tecidos
  • Tecido de algodão para o forro
  • Linha e agulha de costura
  • Máquina de costura
  • Enchimento
  • Velcro
  • Manta acrílica

Passo a Passo
1. Corte o tecido em quadrado no tamanho de 43×43. Com o mesmo tecido recorte um triângulo 19×43 e também um retângulo de 32×43.
2. Recorte o tecido de algodão e a manta acrílica em um quadrado de 43×43.
3. Coloque a manta acrílica já recortada sobre o tecido de algodão e o tecido da almofada, e faça costuras em estilo diagrama, se preferir você poderá usar pontos decorativos nesse momento, assim o resultado ficará ainda mais bonito.
4. Separe os dois retângulos e dobre um dos lados de cada um deixando uma aba de aproximadamente 2 cm, coloque o velcro e costure.
5. Posicione os dois retângulos sobre o quadrado, formando uma espécie de sanduíche, e costure em volta usando um ponto de costura reta.
6. Deixe uma abertura de aproximadamente 10 cm para virar a almofada.
7. Coloque o enchimento da sua preferência.6731022209 fe04e3412d b 600x250 Como fazer almofadas decorativasDicas:

1. As costuras também poderão ser feitas a mão, mas é importante que elas fiquem bem firmes para que não se soltem.
2. Coloque outros enfeites de sua preferência como botões ou fitas, porém, nesses casos, pode acontecer da almofada perder um pouco do seu conforto.
3. Não existe um tipo específico de tecido a ser usado nesse trabalho, porém o recomendado é que sejam usados aqueles mais resistentes.
4. Mantenha sempre as almofadas limpas e livres de poeiras, você poderá optar pela lavagem a seco, ou retirar todo o enchimento e lavar na sua lavadora, mas é fundamental evitar o acúmulo de sujeira.
5. Use produtos de limpeza que sejam específicos para as almofadas, dessa forma elas ficarão bonitas por mais tempo.
6. As almofadas com enfeites extras precisam ser lavadas a mão.4096155763 128d67c5c8 b 600x250 Como fazer almofadas decorativasManter um ambiente que seja confortável, e ao mesmo tempo elegante, é recompensador e as almofadas são elementos fundamentais. Escolha os tecidos que mais combinam com a sua decoração e faça um mix de estampas e texturas. Boa sorte.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post