Como fazer amaciante caseiro


amaciante

Embora o amaciante de roupas tenha sido criado em 1950, na Inglaterra, aqui no Brasil ele só chegou por volta de 1975, revolucionando o mercado dos produtos de limpeza. As Donas de casa ficaram muito empolgadas com a novidade, e logo perceberam seus benefícios. O produto deixava as roupas, macias, perfumadas e aumentava a durabilidade dos tecidos, além de ficarem mais fáceis de passar.

Com o tempo, e a aceitação dos consumidores, o produto ganhou novas versões. Surgiram amaciantes com vários aromas, especiais para roupas de bebês, anti-mofo, passe bem. Mas, embora todos reconhecessem as vantagens, havia um inconveniente: o preço. Nem todos podiam acrescentar o produto nas suas compras mensais.

amaciante1 Como fazer amaciante caseiro

Logo surgiu uma solução muito interessante e econômica: Fazer o próprio amaciante em casa! Claro! Dessa forma poderiam usufruir os benefícios do produto, gastando pouco.

Você também pode fazer o seu. Vamos à receita?

Você vai precisar de:

  • 1 balde grande com tampa,
  • 5 litros de água fria,
  • 1 litro de água quente – sem ferver,
  • 4 colheres de sopa de glicerina líquida,
  • 1 frasco pequeno de Leite de Rosas,
  • 1 sabonete branco – Lux ou Dove.

amaciante2 Como fazer amaciante caseiro

Modo de fazer:

  1. Pique o sabonete.
  2. Esquente bem 1 litro de água – mas não ferva. Acrescente então, nessa água quente, o sabonete picado. Tampe e deixe ali por algumas horas até o sabonete amolecer bem.
  3. Depois de algumas horas volte o recipiente para o fogo, mexendo sempre – sem deixar ferver – até o sabonete dissolver completamente.
  4. Despeje essa mistura no balde.
  5. Acrescente ali a glicerina, o leite de rosas, e os 5 litros de água fria.
  6. Misture tudo muito bem e engarrafe.
  7. Se quiser mais perfumado acrescente colônia de bebe ou qualquer tipo de perfume de sua preferência.

amaciante3 Como fazer amaciante caseiro

Observação: No momento que faz a mistura, ela fica bem líquida. Só vai ficar cremosa no dia seguinte.

Mas, você pensa que o amaciante só serve para a lavagem de roupas? Está enganado! Muitas donas de casa descobriram inúmeras utilidades para esse produto.

Vamos às dicas?

Anote:

  • Limpe o chão de cerâmica: Misture uma colher de sopa de amaciante a 1 litro de água, molhe o pano nesse liquido e passe no chão.
  • Aromatizador de ambientes: Dilua com um pouco de álcool, coloque no borrifador e, depois da limpeza da casa aplique nas cortinas, camas, tapetes. A casa vai ficar cheirosa por horas.
  • Passe bem caseiro: 1 copo de amaciante, 1 copo de água, 1 copo de álcool, 1 colher de chá de amido de milho. Misture tudo, coloque em borrifador e use nas roupas na hora de passar. – a proporção sempre deve ser 1:1
  • Limpa vidros, azulejos, parte externa da geladeira, fórmicas, etc: Coloque 200 ml de amaciante e complete com álcool até ficar bem diluído. Passe nos vidros e limpe com um pano seco e macio até sair bem o produto – para um resultado perfeito, borrife uma vez só e limpe pequenas áreas por vez.
  • Lustra móveis: pode ser usado puro.
amaciante4 Como fazer amaciante caseiro

Gostou das dicas?

Faça o teste então, e deixe sua casa maravilhosamente limpa sem precisar comprar um arsenal de produtos de limpeza. Você vai se surpreender!

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

10 replies to this post