Como fazer análise de requisitos


5758539983_84e2e0e993

O processo necessário para o desenvolvimento de um software, tão importante para o funcionamento dos computadores, é algo muito complexo. A primeira parte deste processo á a execução de uma análise de requisitos, que nada mais é do que um resumo relacionado á maneira com a qual o software irá executar suas funções, quais são as suas especificações e qual será a finalidade de seu uso. Aqui entenderemos como fazer isso.

Primeiro Passo

Uma análise de requisitos deve sempre ser feita antes que o software seja programado e executado, para evitar que trabalhos desnecessários sejam feitos durante o processo e que tenhamos que ir até o cliente que o pediu para lhe perguntar tudo sobre o mesmo frequentemente.

3123775954 a2a25b2eb21 Como fazer análise de requisitosM. Keefe/Flickr

É bastante comum acontecerem casos nos quais um cliente pede um software, o desenvolvedor o faz da forma que lhe foi pedido e após o trabalha estar terminado o cliente discordar, embora o software tenha sido programado exatamente da maneira que o cliente pediu. Também podem ocorrer equívocos por parte do programador. Por isso o ideal é que seja feita uma análise de requisitos do sistema a ser desenvolvido, para que não haja quaisquer tipos de problema dos dois lados da situação.

Segundo passo

Uma análise de requisitos deve ser iniciada observando-se os requisitos funcionais do sistema a ser desenvolvido. Os requisitos funcionais tem a função de descrever o que o software deverá executar. Ou seja, eles devem explicar o que o sistema fará, quais ferramentas utilizará, e em quais circunstâncias as funções deverão ser executadas.  Por exemplo, suponhamos que o sistema a ser desenvolvido tenha a função de realizar registros de funcionários, clientes e dos carros que uma empresa de locação de veículos possui. Nesse caso, o software poderá ser acessado por cada um dos funcionários autorizados a isso para poderem alugar os veículos para seus clientes.

Terceiro passo

Em seguida, devemos observar e listar quais serão os requisitos não funcionais. Estes possuem a função de garantir que o software possui As ferramentas suficientes para realizar todas as funções necessárias das quais ele será encarregado. Por exemplo, vamos imaginar que o tempo de resposta de nosso sistema deva ser de até 10 segundos, que deva ser executado apenas nos computadores da empresa, e que possa ser executado apenas nos navegadores de internet Mozilla Firefox e Internet Explorer. Com isso, obtemos uma avaliação de requisitos não funcionais.

252307864 054f2aa280 Como fazer análise de requisitosJesper Rønn-Jensen/Flickr

Quarto passo

Com os dados anteriores em mãos, a análise de requisitos poderá ser montada, observando-se os seguintes fatores:

Levantamento das informações: Nessa etapa, os envolvidos no desenvolvimento do sistema irão de encontro ao cliente solicitante, com o objetivo de obter as informações necessárias sobre a descrição do software que ele deseja.

Negociar e repassar informações:Aqui, os envolvidos no projeto, com as informações passadas pelo cliente solicitante em mãos, deverão negociar com ele, passando as informações relacionadas ás ferramentas que serão utilizadas no desenvolvimento do sistema e de que irão precisar para isso, além de negociar os valores da transação.

Documentação:Agora, com as informações da negociação em mãos, os envolvidos no desenvolvimento do sistema irão formalizá-las por meio de documentos oficiais. Em seguida os documentos elaborados serão Esses documentos serão revelados ao cliente, para que o mesmo esteja ciente de que o acordo será cumprido como combinado entre ambas a partes. Caso tudo esteja dentro dos conformes, o projeto será validado e aprovado.

Uma análise de requisitos bem feita nos ajuda a evitar problemas na execução de um projeto de desenvolvimento de software. Com ela, tudo ficará mais organizado.

Boa sorte!

(Imagem Destaque:  Irena Safarova/Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !