Como fazer argamassa


Aqua_building_Chicago

Em uma construção ou algo similar, não importa o seu tamanho, a presença da argamassa sempre estará por lá seja ela feita manualmente ou com equipamentos específicos, nela poderá ser inserida cimento, gesso, pedra britada, areia ou quaisquer componentes para a produção de alvenaria.

Com a mistura dos componentes citados em proporções ideais é possível criar argamassas para concretos, assentamento de tijolos e levantamento de paredes, além de outros objetivos. Há também outros tipos de argamassas, como por exemplo, para assentamento de pisos, em geral esse estilo de massa já vem pré-fabricado precisando somente misturar em água e misturar.

argamassa1 Como fazer argamassa

Este tipo de argamassa pré-fabricada já é produzida com propriedades específicas como a capacidade de impedir a penetração de água, resistência á aspectos climáticos além de muitos outros objetivos.

Tipos de argamassa

A argamassa geralmente se compõe de areia, cal, cimento, pedras ou quaisquer outros materiais de acordo com o objetivo da massa e da sua aplicação.

argamassa2 Como fazer argamassa

Não há somente um tipo de massa que pode ser produzida em uma obra, há algumas e entre elas podemos citar:

  • Massa argamassa
  • Massa mista
  • Massa de cimento

Há também o concreto, ele não deve ser considerado como uma argamassa, mas, sua composição basicamente se baseia em um procedimento de produção similar de uma argamassa, a diferença entre a argamassa e o concreto é a presença de pedra britada e outros componentes adicionais.

argamassa3 Como fazer argamassa

Mistura de cimento e areia

Escolha um local plano e no qual tenha o espaço para produzir a mistura de areia e cimento, essa mistura é útil para assentar tijolos, blocos e outros materiais para a construção. A porcentagem de areia e de cimento pode ser modificada de acordo com o objetivo da construção, podem ser inseridos barro ou pedras, no caso de barro para tijolos e pedras para concreto.

Por padrão misture cimento e areia na proporção indicada na embalagem do cimento, misture os dois e em seguida misture água e remexa a massa até que tenha uma consistência homogênea.

argamassa4 Como fazer argamassa

A quantidade de água é o que define a qualidade da argamassa e a sua resistência, em geral quem produz uma argamassa insere água de modo sem medida, o mais eficiente é usar um recipiente como medidor.

Para testar e saber se a massa está na consistência ideal pegue um pouco da argamassa e jogue na parede, analise a fixação e sua resistência, no caso de estar muito mole considere colocar mais cimento e areia, caso esteja dura demais insira mais água até chegar à consistência ideal.

Não é difícil produzir argamassa, antes de produzir a argamassa tenha a certeza que tenha as ferramentas necessárias para o trabalho ou correrá o risco que ela seque e o material perdido seja desperdiçado, em caso de dúvidas poderá consultar alguém que já trabalhou com argamassa e conhece as ferramentas ideais para o seu caso.

Depois de praticar a produção de argamassa com o tempo os resultados de produção irá sendo evoluído, como se diz o ditado a prática leva a perfeição!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post