Como fazer arranjos de flores naturais


3204670423_fc8b7ef3b9

Os arranjos de flores artificiais ou naturais deixam ambientes e as ocasiões festivas,  mais sofisticadas e elegantes. Você pode comprar arranjos prontos em floricultura ou fazer os próprios arranjos artificiais ou naturais. Porém fazer um arranjo natural vai muito além a escolha das flores e a combinação de cores e espécies de plantas. É preciso também usar técnicas que possam prolongar a beleza do arranjo.

Veja dicas de como fazer belos arranjos, utilizando flores naturais e o melhor, que durem!

2542157000 5eeafb287d Como fazer arranjos de flores naturaisBitman/Flickr

Materiais necessários

  • Flores
  • Galhos secos, trigo, sempre vivas, pedregulhos e folhagens para combinar com as flores
  • Vaso
  • Tijolo floral, comprado em floriculturas
  • Conservante de flores naturais, também encontrado em floriculturas
  • Tesoura de jardineiro

2416473550 8ae126704f Como fazer arranjos de flores naturaislrargerich/Flickr

Passo a passo

  1. Com a tesoura, corte 2 cm da ponta do caule em diagonal.
  2. Ao escolher as flores, análise criteriosamente se as flores que deseja utilizar combina com a proposta do evento ou do ambiente. Para decorar salas de visita, quartos de casal ou festas de bodas, as rosas são bastante utilizadas e recomendadas.
    Vermelhas inspiram paixão ideal para casais jovens, na cor rosa são mais delicadas combinando bastante com bodas de pessoas com idade a partir de 40.
    Se o objetivo é alegrar a ambiente, escolha flores nas cores amarelas e laranjadas, cores que somadas ao verde das flores resultam em arranjos cheios de energia boa.
    Se a ocasião pede luxo, as tulipas, lírios, orquídeas proporcionam a sofisticação que a festa ocasião pede.
  3. Acomode  tijolo floral no fundo do vaso e hidrate-o com água.
  4. Com o tijolo floral bem encharcado de água com conservante.
  5. Comece a espetar os galhos das flores no tijolo. Se as flores escolhidas tiverem caule delicado, coloque junto ao caule um palito de churrasco, prendendo-o com arame fino em 3 pontos.
  6. Após espetar todas as flores, agregue elementos como galhos em espiral, folhas de trigo ou outros que combinar com a flor escolhida.
  7. Borrife água fresca no arranjo.
  8. E durante a vida útil do arranjo é preciso irrigar o tijolo floral e borrifar água fresca no arranjo.

2521571576 11e56a1f42 Como fazer arranjos de flores naturaisBitman/Flickr

Dicas para montar e manter o arranjo de flores naturais

  • Os elementos escolhidos para compor o arranjo com as flores precisam combinar ou causar um contraste elegante. Nem todas as folhagens combina com gérberas, poe exemplo. Use sua sensibilidade para compor arranjos com personalidade.
  • A quantidade de flores a colocar no arranjo é muito relativa. Depende do tamanho do vaso e da criatividade de cada pessoa. Se tiver apenas 3 tulipas ou outra flor tão imponente como essa, não coloque outras flores, para que o foco fique nelas. Utilize folhagens que se assemelham às flores das tulipas e deixe as folhagens mais baixas enquanto que as tulipas assumam o topo do arranjo.
  • Se a ideia é compor um arranjo chique, prefira a simplicidade à extravagância, siga a linha do “menos é mais”. Já se a ideia é compor um arranjo extravagante, use e abuse das flores coloridas.

Com essas dicas, você pode a partir de agora montar os seus próprios arranjos, economizando e deixando casa, empresa ou eventos, muito mais bonitos. As flores podem ser adquiridas em floriculturas ou apanhá-las em jardins. Aproveite e tire proveito das flores na decoração.

Boa Sorte!

 (Imagem Destaque: jojo nicdao/Flickr)

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post