Como Fazer Artesanato em EVA – Dicas, truques e onde comprar materiais


eva

Muitas pessoas perguntam como são feitas as peças de artesanato em EVA (Etil Vinil Acetato), aquele material emborrachado. Para facilitar a vida de quem se interessa por essa arte, reunimos dicas sobre o EVA para que vocês possam criar várias peças com esse material incrível, que permite uma infinidade de criações.

O material emborrachado começou a ser utilizado pelas fabricas de calçados e logo foi absorvida pelo mercado da arte manual pela sua capacidade de fazer do mais simples  até mesmo ao mais complexo artesanato.  Esse material é bastante flexível, com facílimo manuseio, uma gama de cores permitindo uma  variedade de criação em diversos tipos de peças.  Hoje em dia, ainda é possível comprar o material com a formulação atóxica, feito com materiais orgânicos, essa diferença pode ser facilmente percebida nas cores, que estão bem mais vibrantes e também no cheiro.

Devido a sua alta facilidade de manuseio, o EVA é muito utilizado em escolas, atividades pedagógicas, como recortar, pintar, colar, e também em aulas de artesanato para quem está começando. O EVA é um material emborrachado, lavável, colorido, aderente e agora com a versão atóxica, em odor. No mercado ele pode ser comprado em placas separadas ou a quilo, vai depender da loja.

tesouras Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

As peças feitas em EVA são infinitas: lembrancinhas de aniversário e casamento, porta-retratos, enfeites de mesa, decoração de casa, bolsas, carteiras, relógios de parede, aplicação em espelhos, materiais para escritório, jogos de cozinha e banheiro, flores de enfeites, porta-treco, etc. Onde a imaginação permitir chegar.  Além disso, o EVA é usado para fabricar tatames em academias. E o melhor de tudo, a produção é super em conta, o material é muito acessível.

O corte bem feito é fundamental para que o acabamento da peça seja perfeito. Por isso, para quem está começando a fazer esse tipo de artesanato e a produção ainda é pouca, uma tesoura é o suficiente, no entanto, se a produção for maior, recomenda-se o uso de facas profissionais, uma espécie de prensa manual ou elétrica, que corta com rapidez e precisão para agilizar o trabalho.

coladecontato Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

A colagem do EVA pode ser feita com cola quente, ou as mais eficientes: cola de contato ou cola de preparação.  Pode ser usado tanto a quente como as outras dependendo do tipo de acabamento que se queira dar. Uma dica para quem tem alergias com fundo respiratório: não se recomenda o uso da cola de contato, pelo seu forte cheiro.  Trabalhe sempre em lugares arejados e use máscaras. No processo de colagem, convém esperar a cola secar antes de continuar a nova fase, dessa forma, a peça não sairá da posição certa. Não existe um tempo certo para a secagem, tudo vai depender do tamanho da região colada, quanto maior mais tempo levará para secar.

Não é bom exagerar na hora de usar a cola de contato, basta uma fina camada no lugar onde se deseja colar. Para uma boa fixação, após passar a cola, una e separe as partes, espere 15 segundos e una-as de novo, dessa forma ela estará bem colada. Para quem trabalhar com a cola quente, cuidado! Essa cola gera ondulações no trabalho, além do que ela solta pequenos fios de cola, que podem atrapalhar o trabalho e ainda por cima queimar a mão. Para que isso não ocorra, o ideal é após passar a cola pressionar a ponta da pistolinha no EVA antes de retirar. Para retirar cola sobressalente do EVA passe um pano umedecido em álcool assim que a cola for derramada.

cola permanente Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

Cola permanente

Nos casos do uso de cola glitter para fazer relevos em pontos do trabalho, aplique a cola na quantidade certa do relevo e use um secador de cabelos bem quente para que a parte exterior fique durinha, numa espécie de casca. Dessa forma, quando secar completamente, os detalhes não perderão o brilho.

Para cortar, a dica é nunca virar a tesoura e sim o EVA, isso vai garantir precisão no corte e a peça ficará perfeita. A tesoura tem que ser afiada e limpa, as menores com a ponta curva são usadas para peças pequenas. É bom lembrar-se de utilizar o meio da tesoura e não a ponta, assim não haverá picotes. Para cortes em círculos, use latas de metal como cortadores, exemplo: latas que utilizamos na cozinha (extrato de tomate, ervilha, milho, leite condensado) é só afiar as bordas antes.

lapisaquarelavel Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

Também pode ser feito com compasso, a ponta de metal é bem fina e deixa a marca bem profunda, isso facilita na hora de passar a tesoura.  Se o caso for uma linha reta, para um traço preciso, pode ser usado um estilete com régua, fica perfeito. Para acertar qualquer imperfeição no corte, use lixa de unha, passando somente na quina com bastante cuidado.

Se precisar riscar o EVA, use um lápis bem de leve, para que caso seja preciso limpar, saia com facilidade. Lembrando-se de manter o lado riscado para trás. Tinta de caneta não sai com facilidade. Para desenhar, use canetas de CD\\DVD, pois elas não mancham e não borram. Para desenhar moldes na EVA preta, use caneta com brilho prata.

O EVA não pode ser guardado dobrado, isso danifica a peça com o tempo. Mantenha-o sempre inteiro. Enrolar também não é muito indicado, só por um curto espaço de tempo,  se ficar muito tempo também danifica.  Caso isso ocorra, ele apresente dobrinhas, você poderá utilizar um ferro de passar roupas, pois o EVA responde à ação do calor.

Para pintar o EVA, pode ser usado tinta pva látex, tinta acrílica, tinta relevo e lápis aquarelável. No caso do lápis são para contornos e sombreados, lembrando-se de sempre deixar a água em um algodão para não encharcar a peça. Pode ser usada também tinta para tecidos.

tintas Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

A tinta relevo pode ser usada tanto nas bordas como na peça inteira com o pincel. O sombreado também pode ser feito com auxilio de um cotonete, ou até mesmo com um pincel chanfrado.

Para fazer EVA estampado: cole o tecido no EVA com cola branca, com cuidado para não enrugar e deixe secando durante um dia. Essa técnica é boa, pois você mesmo escolhe a estampa.  Uma dica para colar diversos materiais no EVA é sempre raspar um pouquinho com algum objeto cortante para dar mais aderência. Os materiais normalmente usados são: tecidos, veludo, sintéticos, pedrinhas, pelúcias, paetês, missangas, etc. O EVA estampado também pode ser feito com lápis aquarelável, e o melhor de tudo, você pode criar sua estampa, desenhos, etc.

mosaico Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

(Foto via Flickr)

Uma dica super válida é nunca jogar fora as sobrinhas do EVA, muito comum ao cortar pedaços pequenos: fazer flores, boca, olhos, corações, etc. Como o tempo de decomposição dele é demasiadamente demorado, você poderá usar os retalhos para fazer preenchimento ao invés da manta acrílica já utilizada, cortá-los em quadradinho e retângulo para fazer mosaicos, apliques, enfim, o que sua imaginação permitir. Outra dica importante é sempre utilizar o EVA mais grosso para fazer porta-retratos, isso permite que ele fique bem firme.

restos eva Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

(Foto via Flickr)

Alguns sites são especializados em artesanato em EVA, aceitam cartões, com entrega em todo Brasil via Sedex. Confira alguns deles:

Agora é só começar e usar bastante a criatividade. Então, mãos à obra!

decoration Como Fazer Artesanato em EVA   Dicas, truques e onde comprar materiais

Foto destaque via Flickr

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

12 replies to this post