Como fazer artesanato em latas


3267627281_76687a1be5_z-F550x450

Uma das atividades que muitas pessoas gostam de fazer é artesanato com todo o tipo de objetos, criando uma nova decoração ou esquema de enfeites para que estes pareçam como novos. Além de personalizados, ficam a cara de quem o realizou.

Estes itens modificados podem servir como produtos para sua residência para que chamem a atenção de todos os convidados e sejam item de orgulho para você. Ou até mesmo podem ser comercializados para lhe proporcionar uma lucro extra no fim do mês.

Fazer artesanato em latas é uma tarefa fácil que pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha disposição para trabalhar manualmente. Abaixo, você irá conferir o passo a passo de como realizar uma decoração deste tipo.

3836867261 9c81f9771c z F550x450 Como fazer artesanato em latas

via flickr

Materiais:

  •  Lata de alumínio
  •  Base de alumínio ou primer para metais
  •  Alicate
  •  Pincel
  •  Tinta PVA
  •  Água
  •  Godê
  •  Detergente
  •  Esponja
  •  Papel fino
  •  Tinta tridimensional

Passo a passo:

  1. Retire todos os resíduos que tenham na lata. É importante que, para começar a fazer o artesanato e realizar latas decorativas, o material não possua nenhuma substância que possa danificar ou impedir algum dos passos que citaremos abaixo. Por este motivo passe um pano umedecido ou lave-a com água abundante e sabão, para ter a certeza de que não haverá nada que lhe incomodará no processo.
  2. Remova todas as rebarbas existentes. É necessário para que você consiga fazer sua lata decorada, que esta não possua nenhum resto de metal que possa danificá-la posteriormente, nem mesmo dificultar o seu trabalho. Para isto, com o auxílio de um alicate, retire todas as rebarbas presentes no material.
  3. Aplique a base de alumínio. É necessário que você passe este material com o auxílio de um pincel, para que, ao prosseguir com os outros passos, as etapas feitas não descasquem nem possam ser removidas facilmente. Um simples raspão de unha ou materiais afiados podendo danificar todo o seu trabalho. O primer para metaispossui o mesmo efeito, porém o primeiro ainda é o mais indicado.
    3837658752 bb268b478c z F550x450 Como fazer artesanato em latas

    via flickr

  4. Passe duas ou três mãos de tinta PVA. Podendo ser encontrada em lojas especializadas de artesanato e pintura, esta deverá ser comprada de acordo com a cor que você deseja que seja sua lata decorada. Com um pincel, passe duas ou três camadas para que não haja nenhum espaço em branco e para que a cor fique mais viva e chamativa. Observação: para trabalhar com mais calma sem que a tinta seque prontamente, você poderá adicionar um pouco de gel medium na substância para que retarde o efeito de endurecimento.
  5. Faça o modelo que mais lhe agrada. Existem duas maneiras de fazer latas decoradas, uma delas é com detergente, com a tinta aplicada no passo anterior ainda molhada, onde você colocará em um godê a tinta branca, água e detergente, misturando-os e, com o auxílio de uma esponja, deverá molhá-la na substância e aplicar na lata dando pequenas batidas por toda ela.
  6. A segunda técnica é, com a tinta ainda molhada do passo acima, aplicar por cima um papel fino, podendo até mesmo ser algo próximo de um guardanapo, onde você deverá colocá-lo levemente em cima do material e retirar, proporcionando um efeito craquelê.
    3837658440 e8e0a2d3ff z F550x450 Como fazer artesanato em latas

    via flickr

  7. Enfeite o meio da lata. Para que seu material fique ainda mais bonito, passe uma faixa de tinta PVC na metade da circunferência e desenhe flores, escreva um nome ou faça qualquer outro desenho de sua preferência com tinta tridimensional.
  8. Espere secar e a utilize da forma que quiser.

Siga os passos acima e aproveite-os para fazer artesanato em latas. Bom trabalho.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !