Como fazer artesanato usando material reciclável


4937159697_b3caf75bc0

Muitos materiais que fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa têm quase o mesmo destino final: vão todos para o lixo. Contudo, é possível aproveitá-los de forma que sejam úteis a ponto de ajudar na decoração de casa ou como simples utilitários. Saiba então como fazer artesanato usando material reciclável.

reciclar3 Como fazer artesanato usando material reciclável

Será preciso, primeiramente, ter em mente o que se quer fazer com tudo que pode ser usado novamente. Por exemplo, é perfeitamente possível fazer reciclagem de papel com a ideia de reduzir o consumo do mesmo em casa, e aproveitar todos os que já estão a caminho do lixo. O papel reciclado pode ser usado para anotações telefônicas ou para rascunhos. Feitos de maneira bem delicada, ainda servem para muitas outras situações. Também pode-se fazer um porta-lápis ou até mesmo porta-revistas com o que menos se imagina.

reciclar4 Como fazer artesanato usando material reciclável

Saiba então como fazer um belo artesanato, dar vida ao que já estava praticamente condenado. Confira como.

No caso de reciclagem de papel, basta reunir jornais velhos, revistas e até mesmo caixa de ovos de papelão.

  1. Para reciclar papéis, é preciso cortar em minúsculos pedaços tudo aquilo que se tem em casa (caixas de ovos, revistas, jornais e cartas) em pedaços de 3cm x 3cm.
  2. Após isso, é preciso colocar tudo um recipiente d’água por um dia.
  3. Após as 24 horas, é necessário colocar cerca de 15 pedaços de papel para cada meio litro d’água dentro de um liquidificador.
  4. Bata tudo, tire essa massa e coloque em uma bacia com15 cm de profundidade com o dobro de água da altura onde os papeis ficaram.
  5. Use uma peneira plana e vá peneirando devagar, colocando a tal massa de maneira uniforme encima da peneira.
  6. Ponha a peneira invertida sobre um pano de prato, que precisa estar em cima de uma base fixa, que pode ser o próprio chão mesmo.
  7. Passe uma esponja na massa para que o excesso de água seja retirado
  8. Depois disso, coloque a massa com o pano que já foi usado e pendure no varal por um tempo de 12 horas pelo menos.
  9. Após isso, já seca, basta retirar com cuidado.
reciclar1 Como fazer artesanato usando material reciclável

Um porta-lápis também é um caminho para quem quer fazer artesanato e aproveitar material que já foi usado. Será preciso ter cola, pregadores de roupa e latinha de conserva de alimentos. Veja como:

  1. Escolha uma lata pequena como as usadas para armazenar extrato de tomate, milho e ervilha.
  2. Limpe e tire o desnecessário, como embalagem.
  3. Pegue pregadores de roupa, desarme-os e pinte com a tinta que quiser.
  4. Cole tudo na latinha.

Já quem quer deixar a casa bonita também pode fazer uma decoração com material reciclável. Será preciso ter caixotes usados em feiras, lixas, verniz e tinta. Saiba fazer com esses objetos um porta-revistas ou porta-trecos, por exemplo.

reciclar2 Como fazer artesanato usando material reciclável

  1. Vá à feira e pegue caixotes que estão sendo deixados de lado.
  2. Limpe bem,lixe, pinte e passe verniz.
  3. Agora esses caixotes servem para guardar revistas e jornais.

Agora que já sabe como aproveitar material que ia para o lixo, é hora de colocar mãos à obra. Saiba que ao mesmo tempo em que está economizando fazendo o reaproveitamento, também está ajudando a natureza, evitando o desperdício. Ainda mais em tempos de sustentabilidade, em que as empresas buscam a lucratividade com o uso equilibrado dos recursos naturais. Se as grandes instituições podem, porque o cidadão comum não pode contribuir também? Sendo assim, é mais uma forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida de quem está reciclando como também quem vive ao redor. Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

2 replies to this post