Como fazer árvore de natal reciclada


6463382989_76482fb091_b-F550x450

Reciclar está na moda e faz bem, para o planeta e para nós, que podemos economizar reutilizando sucata na fabricação de outras peças utilitárias ou de decoração. Como o natal está chegando, que tal fazer uma árvore de garrafa pet reciclada?

Você vai precisar de:

  • 1 galho seco com vários galhos menores de aproximadamente 60 cm de altura
  • 20 garrafas pet na cor verde para um pinheiro médio
  • 15 Bolas natalinas douradas ou coloridas
  • Enfeites diversos para pendurar a vontade. Já que a ideia é economizar, utilize os do ano passado.
  • 1 vaso com areia para fixar o pinheiro
  • Papel de presente para encapar o vaso
  • 1 novelo pequeno ou retalhos de linha de crochê ou lã, preferencialmente na cor verde
  • 1 estrela guia comprada pronta em lojas de 1,99, ou feita artesanalmente por você com papel laminado ou cartolina e glitter
  • Pisca pisca
3158366850 b217fb2ded z F550x450 Como fazer árvore de natal reciclada

Via creativecommons

Como montar a árvore de natal

  1. Primeiro prepare o festão de garrafa pet. Isso mesmo, as garrafas pet na cor verde substituirão o festão. Só aí já economizará alguns reais.
  2. Com tesoura grande e de corte afiado, corte fora o gargalo e o fundo de cada garrafa. Essas partes você não utilizará nesse trabalho, mas é conveniente guardar para utilizar em outro posteriormente.
  3. Você terá 20 tubos pets. Corte-os na vertical em tiras de 7 cm, uma garrafa dá em torno de 4 tiras.
  4. Não se preocupe se as tiras não ficarem todas da mesma largura, trabalho artesanal de reciclagem é assim mesmo, cada peça é única e irregular.
  5. Com cada tira pet dessas, repique os dois lados fazendo cortes com a tesoura, fazendo com que a tira fique semelhante a uma folha de coqueiro, desfiada dos dois lados.
  6. Se você segurar cada ponta dessa tira repicada com as mãos e torcer, perceberá que ficará como um festão, com os recortes arrepiados.
  7. É desse jeito que precisa ser presa cada tira nos galhos menores. Para isso proceda da seguinte forma: com o auxílio da linha verde, amarre uma ponta no início do galho, torça-o e amarre a outra ponta.
  8. Amarre mais em mais um ou dois pontos para assentar bem.
  9. Dependendo do comprimento dos galhos menores, você precisará de 2 festões pet.
  10. Forre todos os galhos com o festão feito por você com garrafas pet verde, e fixe-o no vaso já encapado e com areia ou pedrinhas.
  11. O pinheiro está pronto, agora decore-o colocando pisca pisca, pendurando bolas natalinas, cartões de natal e outros enfeites que tiver.
  12. Nos pés do pinheiro, simule alguns presentes, encapando caixas com papéis coloridos. Quando os presentes verdadeiros começarem a chegar, você os substitui.
  13. Decore a sala, o presépio e a mesa da ceia, dê de presente para alguém que aprecie artesanato e a reciclagem.
  14. Para demonstrar a reciclagem na prática para as crianças, organize uma oficina, ou se você é educador ou professor de educação artística, passe para a frente essa bela forma de reciclar garrafas pet.
  15. Se quiser variar, pode fazer uma árvore só com garrafas transparentes e decorar com enfeites em uma cor única, como o rosa. Fica bem feminino e delicado.
  16. Outra forma de variar é pendurar na árvore, balas e/ou bombons, papai noel de chocolate e saquinhos com balas dentro.
335609090 e251bf797c b F550x450 Como fazer árvore de natal reciclada

Via creativecommons

Feliz Natal!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !