Como fazer backup de seus arquivos


backup_dest

Uma cópia de segurança, mais conhecida como backup, nada mais é do que uma salvação para a sua vida. O processo consiste em fazer uma cópia de dados e arquivos de um dispositivo de armazenamento, nesse caso o seu disco rígido, para outro, nesse caso uma mídia de DVD ou uma partição.

Assim, caso algum vírus ou por qualquer outro motivo aparente o seu computador pare de funcionar e você precise formatá-lo, todos os seus programas, documentos, imagens, conteúdo adulto, entre outros estarão a salvo e você poderá recuperá-los.

bac Como fazer backup de seus arquivos

Você pode agendar o backup para quando você desejar salvar o que você quiser, o tempo que elas serão mantidas e ele será realizado automaticamente, uma boa dica para os esquecidos. Chorar após ter perdido tudo e se martirizar por não ter feito uma cópia de segurança antes é coisa do passado. O comofas irá te ensinar como não sentir vontade de quebrar a sua máquina quando aquela cruel tela de erro aparecer.

Não só dos arquivos, você também pode realizar uma cópia de segurança do sistema, assim não é preciso levar o computador para formatar. Somente colocar o a mídia no driver de DVD e reparar o Windows. A Microsoft resolveu facilitar o todo o processo, de modo que não é difícil realizá-lo, até mesmo usuários iniciantes vão saber como fazer um backup.

O que você precisa:

  • Um computador ou notebook;
  • Tenha certeza que você tem um DVD-RW (mais conhecido como gravador de DVD) instalado em seu computador;
  • Duas mídias de DVD;

Passo a passo – Backup de Arquivos

Nesse primeiro passo a passo, vamos aprender como salvar arquivos importantes. Fotos, músicas, vídeos, textos e muito mais. Tudo que estiver na partição C: e em qualquer outra partição, caso seu disco rígido seja dividido, podendo ser guardado em uma mídia de DVD em completa segurança.

  1. Vá no Iniciar – Painel de Controle – Sistema e Segurança – Backup e Restauração.
    backup1 Como fazer backup de seus arquivos
  2. Insira a sua mídia de DVD virgem no seu DVD-RW e se prepare para o próximo passo.
  3. Como vamos apensar fazer backup de arquivos, clique em “Fazer backup agora” (ou “Fazer backup de arquivos”, dependendo do seu sistema operacional). Logo depois vai aparecer a janela onde você escolherá aonde quer gravar os arquivos. Escolha “Em um disco rígido” ou “Em um ou mais DVDs”, o que preferir. Aí é só escolher a “Unidade de DVD-RW” (também vista como D:, ou F:, entre outros).
    backup2 Como fazer backup de seus arquivos
  4. Logo após escolher aonde você irá gravar os seus arquivos, você poderá escolher os arquivos que serão salvos. Na janela, terão duas opções “Deixar o Windows escolher” e “Deixar que eu escolha”. Marque a opção “Deixar que eu escolha”.
    backup3 Como fazer backup de seus arquivos
  5. Caso você tenha Windows 7, marque o pequeno quadradinho ali embaixo escrito “Incluir uma imagem do sistema das unidades: (C:)”. Isso quer dizer que ele irá criar dentro do seu backup uma imagem dos arquivos necessários para a execução do seu Windows, que você poderá usar para restaurar o seu computador.
    backup4 Como fazer backup de seus arquivos
  6. Avance e o backup irá começar. Espere alguns minutos até terminar.
    backup5 Como fazer backup de seus arquivos
  7. Pronto. Seu backup foi feito e salvo. Caso você tenha marcado o “Incluir uma imagem do sistema das unidades: (C:)”, pode pular o passo a passo a seguir.

Passo a passo – Reparar o Sistema

Se seu PC não inicia ou tem algum erro no sistema que não permite que faça nada nele, sorria. Porque agora você poderá ter um CD que irá reparar os erros e fazer com que seu Windows inicie normalmente. E como você já tinha feito um backup dos seus arquivos, será como se nada tivesse mudado. Tudo que você tinha antes estará ao seu alcance.

  1. Vá no Iniciar – Painel de Controle – Sistema e Segurança – Backup e Restauração. Insira a mídia de DVD virgem e clique em “Criar um disco de reparação do sistema”.
    backup6 Como fazer backup de seus arquivos
  2. Uma janela irá aparecer e você escolherá a unidade aonde o disco deverá ser criado, que deve ser a mesma unidade onde você inseriu a mídia virgem. Clique em “Criar disco”.
    backup7 Como fazer backup de seus arquivos
  3. Pronto. Agora é só esperar. O processo será finalizado e você poderá remover a mídia com segurança e com a consciência mais leve que se algo acontecer ao seu precioso computador terá a capacidade de resolver sem precisar levar para um técnico.

Passo a passo – Restaurando os arquivos backup

PC restaurado e tudo como se fosse novo. O único problema é: tinha coisas importantes e acabei perdendo, o que fazer? Simples. Restaurar os arquivos que backup que você deixou preparado no seu CD, flash drive, o que quer que seja, bem guardadinho. Insira o disco rígido que foi salvo os arquivos backup no PC e vamos começar.

  1. Vá no Iniciar – Painel de Controle – Sistema e Segurança – Backup e Restauração. Clique em “Selecionar outro backup de onde os arquivos serão restaurados”.
    backup8 Como fazer backup de seus arquivos
  2. Irá abrir uma janela com os backups existentes. É só selecionar onde está o seu e pronto. Seus arquivos serão completamente recuperados.
    backup9 Como fazer backup de seus arquivos

Dica:

  • Uma partição, isso quer dizer que irá separar um espaço do seu HD para poder fazer o backup, é mais prático e mais rápido que usar mídias. Assim você não precisa ficar inserindo pen drive ou mídia toda vez que for realizar um backup. Quem quiser, abaixo segue um passo a passo de como criar uma partição do disco.

Passo a passo – Partição de sistema

  1. Na sua área de trabalho ou desktop, clique com o botão direito em cima do ícone “Computador” e escolha “Gerenciar”. Caso esse ícone não esteja lá, clique em Iniciar e clique com o botão direito em cima de “Computador” e escolha “Gerenciar”.
    backup10 Como fazer backup de seus arquivos
  2. No painel à esquerda, clique em “Repositório” e depois no painel central clique em “Gerenciamento de disco (Local)”.
    backup11 Como fazer backup de seus arquivos
  3. Agora, verifique quanto de espaço você quer separar, o suficiente para guardar os seus arquivos. Clique com o botão direito em cima da partição C: e escolha “Diminuir volume…”.
    backup12 Como fazer backup de seus arquivos
  4. Escolha a quantidade que irá diminuir, coloque o valor que quer diminuir e clique em “Diminuir”.
  5. Espere terminar a diminuição do seu volume e estaremos prontos para a próxima etapa. Assim que for concluído, irá aparecer um espaço escrito “Não alocado” com a quantidade que retirou do seu C:. Clique com o botão direito em cima desse espaço e clique em “Novo volume simples…”.
    backup13 Como fazer backup de seus arquivos
  6. Clique em “avançar”, escolha as suas opções preferenciais, clique em “concluir” e fim. Sua nova partição estará criada.

Espero que tenham gostado do passo a passo e que suas dúvidas tenham sido solucionadas. E depois voltem aqui para comentar como foi.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !