Como fazer baião de dois – receita


6332683363_923f96ff0b_z

Prato tradicional da culinária do Nordeste do Brasil, o Baião de Dois é sucesso em qualquer almoço ou jantar de família. Saboroso e muito fácil de fazer, o prato rende 10 porções e fica pronto em 40 minutinhos apenas. Se quiser fazer para mais gente é simples: é só dobrar a quantidade de ingredientes.

Confira todos os itens que você vai precisar para preparar a receita:

Ingredientes

  • 800 gramas de feijão verde ou de corda
  • 800 gramas de arroz branco
  • 2 colheres de margarina ou de manteiga
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola inteira
  • 1 pimentão inteiro
  • 1 tomate inteiro
  • 100 gramas de queijo coalho bem raladinho
  • 200 gramas de queijo coalho em cubos
  • 2 litros de água
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal a gosto
5708727901 1c9e86e70e z Como fazer baião de dois   receita

Via Flickr

Modo de preparo

Passo 1: Coloque o feijão verde ou de corda para cozinhar em dois litros de água em uma panela grande.

Passo 2: Tire o feijão e separe metade do caldo que se formou do cozimento depois de 20 minutos.

Passo 3: Refogue na manteiga ou margarina, em uma outra panela, o alho, a cebola e o pimentão. Coloque por último o tomate. Refogue até os ingredientes ficarem brilhantes. Lembre-se: para dar certo, todos os ingredientes devem estar bem picados!

Passo 4: Coloque o feijão, o arroz e misture bem os ingredientes.

Passo 5: Ponha em seguida o caldo do feijão que você deixou separado e, também, sal a gosto.

Passo 6: Cozinhe os ingredientes em uma panela de pressão por 20 minutos,

Passo 7: Apague o fogo e deixe repousar.

Passo 8: Cheque se o arroz ficou cozido o suficiente.

Passo 9: Acrescente queijo ralado, queijo em cubos e cheiro verde.

Passo 10: Leve à mesa em uma travessa de barro e aguarde os elogios!

 

2078180703 29848961ac z Como fazer baião de dois   receita

Via Flickr

 

O Baião de Dois é um prato que deve ser servido bem quentinho. A manteiga ou margarina da receita também podem ser substituídas por manteiga de garrafa, que é um ingrediente típico do Nordeste do Brasil e encontrado com facilidade nos mais diversos supermercados.

Para temperar o prato, além de sal e cheiro e verde, pode-se acrescentar outras opções, como pimenta de cheiro e pequi. Também fica uma delícia.

O prato permite ser acompanhado pelos mais diversos tipos de quitutes. Os que fazem mais sucesso são mandioca frita, uma couve bem refogadinha e, claro, a famosa carne de sol nordestina. Se você for mais ousado, pode apostar até em uma paçoca.

Não é incomum também encontrar receitas que têm outros ingredientes, como linguiça calabresa e carne seca. Outras contam também com salsa e até substituem o tradicional queijo coalho por queijo minas. O motivo é simples: apesar de ser um prato tipicamente nordestino, o Baião de Dois já entrou para o rol de receitas brasileiras, ganhando toques regionais.

Reza a lenda que o nome Baião de Dois foi dado em homenagem à música de mesmo nome do cantor nordestino Luís Gonzaga com composição de Humberto Teixeira. O arroz e feijão, ingredientes muito apreciados e bastante utilizados na nossa culinária, estariam dançando baião, típica dança do Nordeste do país. Regionalidades à parte, a receita fica uma delícia e com certeza fará sucesso em qualquer mesa brasileira. Bom apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post