Como Fazer Batata Frita Sequinha


830french_fries

Vamos combinar: não há nada mais gotoso de que uma bela porção de batata frita bem sequinha e crocante, não é mesmo? Mas parece que quando tentamos fazer em casa, elas nunca ficam iguais as das redes de fast food. E a gente fica se perguntando se existe algum segredo, alguma coisa que faça com que elas fiquem tão sequinhas, crocantes e saborosas. Pois bem: existe um segredo e o Comofas vai revelá-lo pra você!

Batata Frita sequinha crocante Como Fazer Batata Frita Sequinha

Maneira nº 1

1) Descasque as batatas (a quantidade que você quiser). Feito isso, corte-as em tiras (chamadas também de palito) como de costume. Se preferir, você pode utilizar um multiprocessador para te auxiliar nesta parte.

2) Primeiro segredo: lave bem as batatas. Deixe-as em água corrente dentro de um escorredor até que elas não fiquem mais com aquele aspecto branco.

3) Segundo segredo: depois de lavadas, deixe as batatas de molho em uma vasilha com água e 2 colheres (sopa) de vinagre por cerca de 30 minutos. Feito isso, lave-as novamente e seque-as bem com papel guardanapo.

4) Leve as batatas para congelar. Isso mesmo! Congelar! Por isso é bom que, se você for fazer batata frita para alguma refeição, é preciso prepará-la com um dia de antecedência. É legal também que você ja prepare uma grande quantidade de batatas para não ter que ficar repetindo esse processo várias vezes sem necessidade.

5) Terceiro segredo: para fritar as batatas, deixe que o óleo esquente bastante. Ele precisa estar a cerca de 170ºC. Quando ele estiver bem quente, retire uma xícara (chá) do óleo e acrescente 1/2 colher (chá) de amido de milho. Volte o óleo para a panela.

6) Depois de fritas, coloque-as em um recepiente com bastante papel guardanapo para “enxugar” o óleo excedente. Salgue-as a gosto.

batata Como Fazer Batata Frita Sequinha

Maneira nº 2

1) Descasque as batatas (a quantidade que você quiser). Feito isso, corte-as em tiras (chamadas também de palito) como de costume. Se preferir, você pode utilizar um multiprocessador para te auxiliar nesta parte. Para ficar ainda mais próxima das batatas de fast food, corte-as com 5 mm de espessura.

2) Coloque as batatas em uma panela com água e sal, cozinhando-as.

3) Quando a água do cozimento levantar fervura, conte 5 minutos e desligue o fogo, escorra esta água e passe as batatas em água corrente até que esfriem.

4) Coloque-as em uma forma, espalhando-as de modo que não fiquem muito juntas para não grudarem. Envolva a forma com um saco plástico próprio para uso culinário e deixe-o aberto. Leve as batatas para congelar por cerca de 24 horas.

5) Leve as batatas para fritar em óleo quente (cerca de 170ºC). Se quiser, utilize o terceiro segredo do item 5 acima.

batata fritando thumb2 Como Fazer Batata Frita Sequinha

6) Depois de fritas, coloque-as em um recepiente com bastante papel guardanapo para “enxugar” o óleo excedente. Salgue-as a gosto.

Dica importante: Coloque uma panela com óleo quente no fogão ao lado da panela onde se está fritando as batatas, pois na hora que colocar as batatas para fritar, a temperatura do óleo pode abaixar. Se isto acontecer, com o auxílio de uma concha, coloque aos poucos o óleo quente na panela onde se está fritando as batatas ou transfira as batatas para a outra panela de óleo quente. Caso o óleo esteja muito quente, coloque aos poucos, com cuidado para não espirrar, conchas com óleo frio.

batata frita600 Como Fazer Batata Frita Sequinha

9 replies to this post