Como fazer batata gratinada


Guia-da-Culinaria-cd3cd09a94

A batata inglesa, ou simplesmente batatinha, é um dos vegetais mais versáteis que existem, podendo protagonizar uma enorme variedade de receitas e pratos como purês, saladas, cozidos, etc.

mulher apresenta batatinhas Como fazer batata gratinada

Dentre eles a batata gratinada se destaca como uma das mais deliciosas e simples maneiras de se preparar batatas, sendo muitas vezes servida e aprovada como prato principal em uma refeição. Caso ainda não saiba como fazer esta maravilhosa receita, continue lendo este guia Comofas sobre como fazer batata gratinada.

receitas batata recheada 6218 Como fazer batata gratinada

Você vai precisar de: Uma caçarola, manteiga, batatas, uma faca, panela, leite, meia colher de sopa de sal, uma colher de sopa de pimenta do reino, uma cebola ralada, três dentes de alho picados, três colheres de sopa de farinha de trigo sem fermento, uma xícara de queijo do tipo cheddar ralado.

Passo a Passo

1)    Unte a caçarola com manteiga e deixe pré-aquecendo em fogo baixo enquanto prepara os outros ingredientes.

2)    Descasque quatro batatas grandes e lave-as sob água fria corrente. Corte-as em fatias e coloque-as para cozinhar, com água e sal, na caçarola enquanto prepara os outros ingredientes.

3)    Em outra panela misture o leite, sal, pimenta, cebola e alho e misture bastante.

4)    Leve a mistura ao fogão em fogo médio. Adicione a farinha e mexa vigorosamente durante um minuto de modo a eliminar todo e qualquer caroço que possa vir a conter na mistura.

5)    Despeje mais uma xícara de leite à mistura e continue cozinhando e mexendo até o molho adquirir uma certa consistência e espessura. Adicione então o queijo cheddar ralado e continue mexendo até que o mesmo derreta.

6)    Retorne as batas em cozimento, é importante não deixar que as mesmas cozinhem demasiadamente, até o ponto em que começam a desmanchar. Elas estarão no estágio ideal para a receita quando estiverem cozidas, mas, mesmo assim, ainda consistentes.

7)    Retire as mesmas da caçarola e coloque em uma forma untada com manteiga.

8 )    Coloque cinco colheres de sopa de manteiga derretida sobre as batatas e uma colher de sopa em cada canto da forma.

9)    Despeje o molho de queijo cheddar sobre as batatas, certificando-se de cobri-las todas e que o melhor escorra para o fundo da forma sem que para isso seja preciso mexer.

10)                      Leve ao fogo médio por cerca de quarenta e cinco minutos, ou até que as batatas dourem bastante. Retire-as então do forno e deixe descansar por cerca de dez minutos antes de servir.

11)                      Caso queira dar um toque pessoal à receita, coloque sobre as batatas o seu tempero favorito antes de levá-las ao forno.

1 reply to this post