Como fazer biscuit – Dicas, truques, materiais


biscuit

O Biscuit é uma das técnicas mais admiradas atualmente, o seu uso é muito comum em peças de decoração. Também conhecida como porcelana fria, o biscuit pode ser tingindo ou pintado com diversos tipos de tinta, talvez esse seja o motivo da sua popularidade. Além disso, a massa de biscuit é muito fácil de ser manipulada, isso dá aos objetos feitos com ela maior riqueza de detalhes, deixando a peça ainda mais caprichada. A massa de biscuit também pode ser feita para fazer detalhes em outras peças como vasos ou móveis. A massa é muito simples de se fazer, a sua composição é feita de amido de milha, vaselina, cola, vinagre ou limão.

O artesanato em biscuit vem crescendo e ganhando espaço na esfera cultural. Também conhecido como porcelana fria, o biscuit é uma massa muito fácil de modelar, que aceita tingimento e até mesmo pintura nas mais diferentes tintas e corantes.  A variedade de enfeites que o biscuit permite criar é infinito, lembrancinhas, imãs de geladeira, noivinhos parra casamento, porta-retratos, etc. Ate onde a sua criatividade quiser ir. E o melhor de tudo, o custo inicial é baixo, para começar o trabalho você não gasta mais de 100 reais para comprar o material básico.

Peças de Biscuit
A tinta mais usada por artistas na hora de dá cor aos seus trabalhos de biscuit é a de tecido, por não ser tóxica e possuir uma enorme variedade de cores. Com a massa de biscuit é possível fazer tampas para peças em vidros, bonecas para enfeitar, enfeites de porta, e muito mais.

biscuit3 Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais

Como fazer a massa de biscuit
Antes de começar a fazer as suas peças de biscuit é importante preparar a massa que deve ser feita com todo cuidado.

Para fazer a massa do biscuit é muito simples. Você vai precisar de: 2 xícaras de chá de amido de milho, 2 xícaras de chá de cola para biscuit, 2 colheres de sopa de vaselina líquida, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de creme sem gordura para as mãos, colher de pau e para preparo no fogão: panela com revestimento, aquelas que são antiaderentes. Para preparo em micro-ondas: tigela de vidro, própria para micro.

No fogão, misture todos os ingredientes mexendo com uma colher de pau, reserve uma só para fazer a massa de biscuit, assim como a panela. Mexa ate que a massa desprenda do fundo da panela, mas sem que ela fique muito ressecada, tendo ainda um pouco de cola mole. No micro-ondas, misture os ingredientes e leve ao micro por 3 minutos, dependendo da potencia de cada um, o que pode variar de 2 até 10 minutos. Para cada 30 segundos em potência máxima, retire a massa, mexa e coloque novamente no micro, repita isso ate que ela esteja pronta.

Após cozinhar, lave bem as mãos e coloque bastante creme para sovar a massa. Isso mesmo, sovar, assim como os padeiros fazem com a massa de pão. Escolha uma estrutura lisa e fria para sovar, uma bandada, pia, mármore, qualquer lugar que seja plano e frio. É preciso ter cuidado para não queimar as mãos nesse processo.  Esse processo de sovar a massa é o segredo para uma textura impecável. Só utilize a massa para produção quando ela estiver fria por completo.

Algumas dicas importantes para manusear o biscuit: se sua massa tem facilidade para rachar, ela pode conter muita tinta ou então, o lugar onde esta trabalhando esta ventando muito, muito vento resseca a massa. Se a massa endurecer, coloque-a envolvida em um pano e em cima de um prato, deixe-a pegando vapor em uma panela com água fervendo. Depois, sove-a de novo e guarde num saco plástico. Para conservar a massa escolha um lugar arejado e seco. E lembre-se de sempre retirar a quantidade que for utilizar da massa, com uma espátula, o resto deixe guardado no saco para que não resseque.

tintaacrilica Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais
Tinta acrílica

Para tingir a massa de biscuit, junte uma pequena quantidade de tinta óleo nela e misture até obter a coloração desejada e uniforme. A cor da massa úmida pode alterar em 40 % durante a secagem, ela ficará mais escura, basicamente dois tons a mais. Nunca coloque a quantidade de tinta a mais e não tinja a massa enquanto quente.  Para secar, coloque a massa sobre um papelão, ele absorve a umidade mais rapidamente. As tintas mais indicadas para pintar rostos são as plásticas ou acrílicas.

tintaaoleo Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais
Tinta a óleo

Para melhor conservação das peças, depois que estiverem secas passe uma demão de verniz. Qualquer tipo de verniz pode ser usado no biscuit, só não utilize os que são feitos a base de água, pois essas peças são lavadas com frequência. O ideal é optar pelos solúveis em solvente.

verniz Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais
Verniz

Você pode usar rolo de cozinha para abrir a massa, ou usar uma bobina de fax. Caso você não tenha o furador para massa, use uma agulha de crochê. Se for fazer cobertura de tampas, sempre abra a massa por igual, para evitar rugas não faça muito grossa.

Para facilitar ainda mais o trabalho com o biscuit, existem materiais que garantem precisão na produção das peças, são elas: os cortadores e os moldes de silicone. Os cortadores são aquelas peças vazadas que fazem a padronização no trabalho. Após a peça ter sido aberta com o rolo, aplique o cortador de metal na massa e crie várias formas.

cortador estrela Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais

Nos moldes de silicone, é só colocar a massa dentro da forminha, pressionar bem e retirar para a secagem, com ela você terá poderá criar qualquer imagem com total perfeição.

molde silicone Como fazer biscuit   Dicas, truques, materiais

Coelho de biscuit
Com a massa de biscuit pronta, você poderá usá-la para fazer um boneco no formato de coelho.

Materiais

  • Massa de biscuit nas cores desejadas
  • Bolinha de isopor
  • Faca
  • Foto de um coelho
  • Caneta
  • Espátula

Passo a passo

  1. Coloque a foto do coelho na mesa, ela servirá de base para o seu boneco.
  2. Fure a bolinha de isopor com a ponta da caneta.
  3. Enrole a bolinha com a massa de biscuit, use a espátula para deixar a superfície bem lisa.
  4. Faça as orelhas do coelho, para isso recorte duas tiras brancas da massa de biscuit.
  5. Faça duas tiras menores na cor rosa, ela será o detalhe da orelha.
  6. Posicione a tira rosa sobre a tira branca, essa será a orelha do coelho.
  7. Faça uma bolinha pequena na cor amarela, parta ao meio e fixe cada uma na base da orelha.
  8. Faça o nariz com a massa rosa, ele deve ser triangular.
  9. Recorte dois círculos brancos, esses serão os bigodes do coelho.
  10. Faça duas bolinhas usando uma massa amarela, em seguida faça duas bolinhas menores na cor azul, esses serão os olhos do coelho.
  11. Coloque cada um dos elementos na bolinha de isopor, está pronto o coelho.

Dicas

  • É importante que a massa seja batida como a massa de pão ainda quente, pois caso contrário ela pode não atingir o estado ideal.
  • O plástico usado precisa estar totalmente limpo.
  • Use a imaginação para criar os mais variados tipos de enfeites com biscuit e decore os diversos ambientes da casa.

Boa sorte e bom trabalho!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

12 replies to this post