Como fazer bloquete de concreto


tree-8810_640

Você certamente já deve ter encontrado com um bloquete de concreto em diferentes lugares, pois eles constituem o piso de calçadas, estacionamento, ruas, indústrias, pátios, entre outras áreas externas.

Também conhecidos como pisos intertravados, os bloquetes podem ter diferentes texturas e formas, sendo que cada uma delas é indicada para pavimentos diferentes, sejam eles direcionados ao tráfego de veículos ou de pessoas.

A instalação desse tipo de material é bastante simples e apenas com uma camada de areia já é possível assenta-lo sem a necessidade de materiais mais profissionais.

Esse tipo de piso é ecologicamente correto, pois ele tem a capacidade de escoar a água, evitando dessa forma que a água da chuva vá para córregos e bueiros, o que diminui muito o risco de alagamentos pela absorção eficiente de água no solo.

abstract 70734 640 Como fazer bloquete de concretoPublicDomainPictures/Pixabay

Quer saber como fazer os bloquetes de concreto? Então confira o nosso guia passo a passo e aprenda agora mesmo.

Materiais

  • 9.033 g de cimento do tipo Portland;
  • 10.749 g de areia;
  • 10.749 g de pó de pedra;
  • 4.000 g de areia;
  • Betoneira de 120 litros;
  • Moldes para bloquetes;
  • Placas de vidro.

Passo a Passo

abandoned 71328 640 Como fazer bloquete de concretoPublicDomainPictures/Pixabay

  1. Separe os materiais nas quantidades indicadas acima;
  2. Distribua cuidadosamente todos os materiais na betoneira, fazendo assim a mistura até que a massa fique no ponto certo;
  3. Depois do tempo de mistura, você deve distribuir a massa diretamente nos moldes;
  4. Preste atenção, pois a distribuição deve ser uniforme e seguir toda a superfície dos moldes;
  5. Após realizar a moldagem, coloque placas de vidro nas superfícies dos seus moldes durante 24 horas;
  6. Esse passo serve para que a água não seja perdida, pois a cura inicial é a mais importante do processo;
  7. Após as 24 horas, todos os moldes devem ser submersos completamente em tanques grandes de água até que eles sejam rompidos;
  8. Essa receita básica é utilizada conforme as orientações das normas vigentes no Brasil.

Atenção

  • Dependendo do tipo de uso, a espessura do bloquete de concreto pode ser diferente, sendo que o material que é utilizado para locais com tráfego de pessoas, não será o mesmo para locais de locomoção de veículos.

Tipos de bloquete mais comuns:

  • Sextavado: Esse tipo de bloquete de concreto é muito utilizado para pavimentar pátios, ruas, condomínios e áreas empresariais. O seu material resiste aos tráfegos mais pesados e, além disso, o seu custo benefício quando comparado ao asfalto é muito mais vantajoso. Sua instalação é rápida e não requer material específico,

rocks 56877 640 Como fazer bloquete de concretoPublicDomainPictures/Pixabay

 

  • Paver 16 faces: Uma ótima opção para layouts diferenciados e utilizados por profissionais que não dispensam o visual, além da qualidade do material. Pode ser aplicado em indústrias, residências, entre outros diferentes tipos de pavimentos.
  • Paver Tijolinho: É sem dúvida, a melhor opção para quintais de residências, pois reserva um charme diferenciado e tem a opção de diversos desenhos e cores para deixar o ambiente com um visual bonito, além de ser ecologicamente correto.

Continue acompanhando todas as dicas em nossos guias especiais e fique por dentro das melhores novidades de soluções para construção.

Boa sorte!

(Imagem Destaque: Hans/Pixabay)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !