Como fazer boina de tecido


5383583351_cce67f0d12

A boina é um acessório muito utilizado por mulheres nas temporadas frias, mas se forem feitas em tecido leve pode também ser usadas em quaisquer estações e fazer parte do seu estilo.
Os requisitos para executar a confecção de uma boina de tecido é ter noções de
costura. Assim como qualquer outro trabalho manual, quanto amis prática e
habilidade, mais facil e prazerosa será a tarefa.

Quanto ao tecido, escolha os de algodão como tricoline, popeline, entre outros para uma boina para dias quentes. Para boinas de inverno, o feltro, soft, veludo, plush são boas alternativas para uma boina bem quentinha. Quanto aos modelos, as boinas aparecem como dupla face, com ou sem aba, com aplicação de pompons, botões e outros aviamentos para deixar o acessório bem incrementado.

Ingredientes

  • 50 cm de tecido com 1,40 de largura. Se desejar fazer dupla face, pode comprar 25 cm de um tecido e 25 de outra cor/estampa que combine.
  • Linha na cor do tecido
  • 15 cm de entretela se desejar que a boina fique firme, senão, a entretela é dispensável
  • Agulha de mão
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Gis de costura ou lápis de escrever
  • Molde, que é possível tirar de alguma boina velha desmanchada cuidadosamente ou fazer um download grátis na internet.O molde são compostos geralmente por 3 partes: o gomo, que deve ser cortado 5 vezes, a aba e acabamento para as bordas.

4888235224 e2373067e4 Como fazer boina de tecidoxonalcerto/Flickr

Como fazer

  1. Coloque o tecido sobre uma mesa, com o direito para baixo e desenhe o molde 5 vezes ou dez, caso a boina for forrada com o mesmo tecido dentro e fora. Desenhe com lápis ou giz de costura e corte os gomos, deixando uma sobra de meio centímetro para a costura.
  2. Se for fazer a boina forrada com outro tecido, repita o passo 1 com o tecido do forro.
  3. Se for utilizar a entretela, desenhe e corte tal qual nos passos 1 e 2.
  4. Essa etapa é destinada à colagem da entretela em 5 gomos da boina, mesmo que ela seja forrada, a entretela vai só em metade deles. Se não for utilizar a entretela pule esse passo.
  5. Iniciantes devem alinhavar os gomos uns nos outros pelas laterais. Quem tem bastante prática pode dispensar esse passo e costurar à máquina direto., formando a boina.
  6. Proceda da mesma forma com o forro.
  7. Coloque a parte do forro dentro da boina do tecido principal, avesso com avesso.
  8. Desenhe e corte em 2 partes a aba e a tira para acabamento.
  9. Cole entretela em uma das partes da aba e costure direito com direito. Revire a aba e passe com ferro quente para assentar a costura.
  10. Alinhave a aba na boina.
  11. Alinhave a tira, que pode ser viés largo arrematando as bordas e prendendo a a aba no lugar.
  12. Masse a costura prendendo a tira de acabamento nas bordas e a boina estará quase pronta. Restando apenas aplicar um botão no centro e outras aplicações que desejar, como laço, bordados, etc.

4059342542 f4559b87d2 Como fazer boina de tecidoxornalcerto/Flickr

Dica

Se a “boca” da boina ficar muito larga é fácil resolver. Prenda 10 cm de elástico e pregue na parte de traz com pontos de zig zag estidando bem o elástico.

As boinas geralmente têm tamanho único como padrão, mas quem vai fazer várias para vender ou presentear pode diminuir o tamanho, diminuindo a largura dos gomos e nunca diminuindo o número de gomos.

(imagem destaque:xavitalleda/ Flickr)

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !