Como fazer bolinho de chuva simples


bolinhos3

Não tem coisa melhor e mais prazerosa do que matar aquela vontade de doce ou salgado que nos persegue o dia todo. Aquele gostinho de receita caseira parece não sair da boca até que saciemos esta vontade tão pura e comum do dia-a-dia. As receitas e guloseimas feitas por nossas mães e vovós, ainda quando eramos crianças, sempre nos visitam em pensamento: brigadeiro, bolo, doce de abóbora e bolinho de chuva,para citar algumas destas maravilhas culinárias, que com certeza todos nós já provamos e nos deliciamos, por muitas vezes até exageradamente.

bolinhos5 300x225 Como fazer bolinho de chuva simples

Via Flickr

A gente até tenta comprar essas iguarias em supermercados, confeitarias e mercearias porém, parece que o gosto dos produtos industriais não é “original” e não têm o sabor dos quitutes preparados em casa, seja por algum parente, amigo ou por nós mesmos que fazemos as receitas com vontade, acreditando que ela vai dar certo. E talvez esta seja a grande diferença entre alimentos “comercializados” e “caseiros”: Em casa fazemos para o nosso “prazer”, nos preocupando apenas no melhor resultado e  em relação às receitas industriais o objetivo principal é “vender” e isso as vezes contribui para o gosto final que acaba ficando distante do esperado dos doces e salgados “à venda”.

Entre estas receitas, talvez a que tem uma origem e continuação mais caseira possível é a do “Bolinho de Chuva”, aquela guloseima simples e com gosto de infância degustado em todas as cidades do país, entre todas as pessoas das mais diferentes classes e condições sociais. Este bolinho é tão fácil de se fazer e tão saboroso de se provar, que fica praticamente impossível não ir pra cozinha, botar a mão na massa e preparar esta receita que, só de pensar, já deixa a gente com água na boca. Quer aprender a fazer o melhor bolinho de chuva que você já provou e oferecer a sua família um “gostinho especial de receita caseira” que faz toda a diferença na excelência do sabor? Então tome nota e prepare o café para acompanhar essa delícia vinda do interior brasileiro.

bolinho1 e1351540976463 Como fazer bolinho de chuva simples

Receita de Bolinho de Chuva 

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açucar refinado;
  • 1 xícara de leite;
  • 1 colher de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 1 colher pequena de fermento em pó;
  • Sal a gosto
bolinhos41 300x199 Como fazer bolinho de chuva simples

Via Flickr

Como fazer

Em um recipiente, misture isoladamente o açúcar e a manteiga até conseguir uma massa esbranquiçada. Depois junte os ovos, o leite, o fermento e o sal, mexendo continuamente a cada ingrediente adicionado. A farinha de trigo deve ser acrescentada por último, uma xícara por vez, até que a massa fique consistente e homogênea.

Com a receita pronta, chegou a hora de fritar o bolinho de chuva. Prepare um tacho ou panela com óleo quente e, com uma colher, vá colocando a massa para fritura. Pegue pequenas porções e veja se estão sendo formadas bolinhas no óleo quente. Se você quiser que eles fiquem mais assados por dentro, o óleo não deve estar muito aquecido e se desejar um massa mais fofinha, deixe que o óleo esquente bastante, antes de colocar a massa em fritura. Perceba quando o bolinho adquirir coloração dourada e retire-os do óleo, transpondo-os em um prato forrado com papel toalha. Uma dica: Você pode passá-los no açúcar cristal ou na canela. Fica uma delícia. Essa é a receita de bolinho de chuva simples, que leva poucos minutos, desde a confecção até a degustação.

bolinhos21 300x168 Como fazer bolinho de chuva simples

Via Flickr

Curiosidade: Você sabe porque o bolinho de chuva tem esse nome? É que, ao colocar a massa para fritura, ela é “pingada” da colher para o óleo, formando assim uma figura de gota, metaforicamente comparado a dias de chuva. Outra definição bastante difundida é que antigamente as mães, em dias de chuva, faziam este bolinho, que até então não tinha nome, pois não queriam enfrentar a chuva para comprar outros tipos de alimentos para seus filhos. Aí, como a maioria costumava fazer a receita em períodos chuvosos o nome “Bolinho de Chuva” pegou e até hoje é conhecido e transmitido de geração para geração. Bom apetite!

1 reply to this post