Como fazer bolinho de chuva – Receita


Bolinho de chuva

Quando o tempo está chuvoso, não há muito para se fazer: assistimos à televisão, lemos um livro ou vemos um filme. A chuva nos prende em casa e nos deixa desanimados, com o humor um pouco baixo. Todo esse clima propicia a preguiça.

janela Como fazer bolinho de chuva   Receita

O tempo vai passando até que chega a hora do café da tarde e a fome aperta e a chuva também. Então, ao invés de ter que ir à padaria vencendo a preguiça e tomando um belo banho de chuva, que tal preparar deliciosos bolinhos de chuva?

bolinho cafe Como fazer bolinho de chuva   Receita

É certeiro: não há quem não goste desse bolinho saboroso! Ele é simples, prático e rápido de se preparar e agrada todo mundo, principalmente as crianças.

Se você ainda não sabe o que preparar para o lanche, o Comofas te ensina a preparar estes deliciosos bolinhos de chuva!

bolinho1 Como fazer bolinho de chuva   Receita

Bolinho de chuva tradicional – Bolinho de chuva simples

1)      Você vai precisar de: 2 ovos; 1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de leite; 2 xícaras e ½ (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento químico em pó; 1 litro de óleo para fritar.

2)      Você também vai precisar de: 3 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de canela em pó para polvilhar sobre o bolinho. Se não for do seu gosto, o uso da canela não é obrigatório. Você ainda pode substituir o açúcar e a canela por chocolate em pó se preferir.

3)      Misture todos os ingredientes do item 1 e mexa bem até que a mistura torne-se uma massa mole e homogênea.

bolinho de chuva massa Como fazer bolinho de chuva   Receita

4)      Em uma panela, coloque o óleo e deixe-o esquentar. É importante que o óleo esteja bem quente quando for fritar os bolinhos, caso contrário eles ficarão queimados por fora e crus por dentro.

5)      Quando ele já estiver bem quente (cerca de 180ºC), vá colocando pequenas quantidades da massa. Para isso, utilize uma colher: pegue um pouco da massa e com a ajuda de outra colher, despeje-a no óleo. Não se preocupe com o formato do bolinho, ele fica disforme mesmo.

bolinhos fritando Como fazer bolinho de chuva   Receita

6)      Quando retirar do óleo, coloque os bolinhos sobre um refratário com papel guardanapo para retirar o excesso de óleo.

7)      Em outro refratário, misture o açúcar e a canela (ou o chocolate em pó) e passe os bolinho, um a um. Quando for comer, você pode abri-los e adicionar goiabada, Nutella ou aquilo que você quiser! E, claro, ele vai muito bem com um cafezinho novo.

Bolinho de chuva Como fazer bolinho de chuva   Receita

8 )      Dica de Chef: no lugar de passar os bolinhos no açúcar com a canela, você também pode passá-los em outros tipos de especiarias, como o cury indiano e servir como entrada ou aperitivo. Bom apetite!

Bolinho de chuva salgado

Trata-se de um variação bastante apreciada para quem gosta de bolinhos de chuva, é também uma opção para aqueles que não gostam de doces ou são portadores de diabetes. Para fazê-lo você vai precisar de: Um ovo; Uma colher de chá de sal; Duas colheres de sopa de margarina; Três xícaras de chá de farinha de trigo; Três quartos de uma xícara de chá de leite.

 Passo a Passo: 

  1. Com o auxílio de uma colher, vá adicionando os ingredientes ao leite gradativamente e mexendo todos.
  2. Mexa tudo até chegar à uma mistura homogênea.
  3. Formate seus bolinhos e frite tudo em óleo bem quente.
  4. Deixe esfriar um pouco em um guardanapo ou papel absorvente, de moto a eliminar o excesso de gordura.

Bolinho de chuva sem fermento

Mais uma variação, dessa vez sem fermento. Você pode reproduzir essa receita fazendo bolinhos de chuva doces ou salgados, fica a seu critério, mas aqui indicaremos a receita doce.

Você vai precisar de: Meio litro de leite; uma xícara de açúcar; dois ovos; uma xícara e meia de trigo.

Passo a passo:

  1. Em uma vasilha, mexa bastante os ovos e o açúcar.
  2. Acrescente, aos poucos e sempre mexendo, o trigo e o leite.
  3. Frite em óleo quente e deixe descansando em papel absorvente.

Bolinho de chuva sem ovo

Variação ideal para quem é alérgico ou simplesmente não gosta de ovo, nem como coadjuvante nas receitas. Você vai precisar de: duas xícaras de farinha de trigo; meia xícara de açúcar; meia xícara de leite morno; uma colher de chá de fermento em pó.

Passo a passo: 

  1. Misture todos os ingredientes em uma vasilha se atentando para o ponto da massa. Ela não deve ficar muito dura nem muito mole, controle isso adicionando mais leite ou mais trigo conforme julgar necessário.
  2. Formate os bolinhos e frite em óleo quente.
  3. Deixe descansar em papel absorvente e sirva-se.

Como puderam ver, em todas as suas variações, fazer bolinho de chuva é bastante simples. Confira agora algumas dicas:

  • Para saber se a temperatura do óleo está boa, pingue uma gota da massa na gordura e observe se a fritura se inicia imediatamente, é neste ponto que deve iniciar o seu preparo.
  • Colocar a massa para fritar no óleo em uma temperatura inferior resultará em uma massa encharcada de gordura.
  • Ao final salpique açúcar refinado no seu bolinho de chuva para decorá-lo e deixá-lo ainda mais gostoso.
16 replies to this post
  1. Nossa, adorei as receitas…estávamos procurando receita de bolinhos de chuva e esta foi a melhor e qdo fomos ver os ingrediente, percebemos que não tínhamos o fermento…rsrsr No mesmo local, tinha uma receita sem fermento!!!!!!!!!!!!! Que maravilha!!! Espero que dê certo…vou fazer e depois postar a experiência!!
    Bjos!!!