Como fazer bolo artificial passo a passo


6856657468_cb3d2f7114

O bolo artificial, como o nome sugere, é um bolo que não é comestível. É uma espécie de caixa ou estrutura que serve para criar um bolo muito bonito e artístico. E existe ainda a possibilidade de se colocar um bolo real, dentro do bolo artificial.

Além da questão estética, o bolo artificial, serve para tornar mais rápida a distribuição do bolo “real” numa festa, já que esse já poderá estar cortado e enrolado em guardanapos, sendo só distribuído na hora da festa. Nesse texto iremos ver como fazer dois tipos de bolo artificial.

Materiais e propostas

Você poderá fazer desde um bolo artificial mais simples, com materiais mais acessíveis, baratos, e menos duráveis. A um bolo que pode ser usado em mais ocasiões, e por isso podem usar materiais mais resistentes e de qualidade, como uma estrutura de madeira, e decoração com biscuit.

6046145490 5fd0f6a1b9 Como fazer bolo artificial passo a passo

Via Flickr

Então, em primeiro lugar, pense em que proposta ou demanda você quer atender ao fazer um bolo artificial. Se você for dono de uma casa de eventos por exemplo, vale a pena ter um bolo extremamente caprichado e durável, que poderá ser usado em várias festas. Tendo definido essa ideia inicial, iremos ver como fazer os dois tipos de bolos artificiais.

Bolo artificial barato e honesto

Para fazer esse bolo mais acessível, e que poderá ser usado em apenas uma ocasião, você precisará de um conjunto de materiais, que poderá encontrar numa papelaria, e numa confeitaria.

Primeiramente compre algumas placas de isopor mais grossas e resistentes. Com essas placas você montará livremente a estrutura do bolo. Que poderá ser no tradicional formato retangular, ou quadrado. Ou mesmo redondo. Para isso, você precisará primeiramente definir o tamanho e a proporção do bolo, que vai variar conforme a importância da ocasião que você quiser celebrar.

Tendo definido, o formato, tamanho e proporções, você deverá montar a estrutura. Use palitos de dente, e cola quente para prender e colar o isopor, e montar a estrutura do bolo. Para cortar use estiletes, e se precisar de um acabamento mais fino, basta esquentar uma faca, para cortar e moldar facilmente o isopor. Use também uma lixa fina, para aparar as arestas.

5983471632 06688c301d Como fazer bolo artificial passo a passo

Via Flickr

Para fazer a decoração desse bolo, você usará o mesmo método que usaria para um bolo normal, ou “real”. Para isso você poderá usar uma cobertura com glacê e com doce, e dessa forma a parte externa do bolo será comestível. Embora é claro, ela não deva ser comida, já que estará em contato direto com o isopor, a cola, e os outros materiais. Aqui valerá a sua criatividade, faça a cobertura e a decoração conforme preferir, o resultado final tende a ficar tão bom, que não dá para distinguir esse bolo artificial de um real, apenas olhando.

Bolo artificial mais complexo e caro

Aqui como já dito, deve-se pensar num bolo para se usar em mais ocasiões. O ideal é que você mesmo só o faça se tiver experiência em artesanato. Se não tiver, você poderá contratar alguém para fazer o bolo para você. A ideia aqui é fazer uma estrutura maior e mais resistente. Para isso você poderá usar chapas de madeira, no lugar de chapas de isopor, e a decoração deve ser feita com outros materiais, como tintas, plástico, e biscuit.

6046148518 d0fb4ff7b7 Como fazer bolo artificial passo a passo

Via Flickr

Nesse caso, se você fizer um bolo de uma proporção um pouco maior que a normal, você poderá fazer literalmente uma caixa, com a parte de cima do bolo removível, como uma tampa. Nesse caso, poderá colocar o bolo cortado e enrolado em guardanapos dentro dessa caixa, que você abrirá na hora de servir, e distribuirá o bolo. E sim, deixe um espaço em cima da caixa/bolo artificial, para colocar e acender a vela.

Esperamos que você faça um belo bolo artificial!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !