Como fazer bolo artistico passo a passo


4980103721_3bcdb021c8

Seja para realizar uma comemorações, ou para fazer um café da manhã especial, um bolo decorado e artístico, dá um toque todo especial na ocasião, e mostra o seu capricho e dedicação para aquele momento especial. Fazê-lo porém, não é muito difícil, embora seja um pouco complexo. Mas iremos lhes dar algumas dicas sugestões que serão úteis para realizar essa tarefa.

1- O segredo das camadas

Um bolo, especialmente de aniversário ou comemorações, deve ser especial. E uma das suas características mais distintas é o fato de ser recheado, e para isso ter várias camadas. O processo é relativamente simples, ou você faz dois bolos de tamanho aproximado, e depois coloca um sobre o outro, colocando entre eles uma generosa camada de doce, ou você faz um bolo maior, e o corta ao meio, e coloca o recheio entre as duas metades.

4044833938 42e60b9392 244x300 Como fazer bolo artistico passo a passo

Via Flickr

Mas seguindo a primeira opção, você poderá sobrepor várias camadas, sendo que cada uma delas pode ter um sabor, e uma cor diferente, conforme as combinações e ingredientes que você utilizar. Numa loja especializada em panificação e confeitaria você encontra os ingredientes necessários, como os corantes que servem para dar cor a massa, e as essências que dão sabor.

A correta e harmônica utilização dessas camadas, já podem por si só, dar uma beleza e charme todo especial ao seu bolo. Se você quiser fazer uma comemoração do dia da Independência do Brasil por exemplo, que tal fazer um bolo com as cores da bandeira? Para isso, faça um bolo com duas camadas, e na primeira utilize um corante amarelo, e na segunda um corante verde. Faça um recheio baseado em leite condensado, e tinja-o também com um corante azul.

2- Coberturas e coberturas

A cobertura é uma das partes mais “controversas” de um bolo. Isso pelo motivo de que existem coberturas de maior, e de menor qualidade, mais caras e mais baratas. Vale muito a pena fugir das coberturas de menor qualidade (normalmente feitas de gordura hidrogenada), e investir em outras melhores. Algumas coberturas como a pasta americana, são mais recomendáveis. Pois além de um bom sabor, podem ser moldadas ao seu bel-prazer, dando a possibilidade de se fazer uma arte mesmo em cima do bolo. Isso abre a possibilidade de fazer bonequinhos, babados, figuras, etc. Vai da sua criatividade, ou do tema em torno do qual a comemoração gira.

Existem ainda outras possibilidades, como uma cobertura mais simples com o tradicional glacê, e você poderá desenhar em cima dele com um doce, usando um bico de confeiteiro. Nesse caso, você poderá usar doces diferentes, e conforme seu dom artístico, poderá preencher o desenho com cores diversas.. Você poderá utilizar para isso também confeitos coloridas, ou açúcar colorido, jujubas, etc.

2390627030 81ed0ff397 225x300 Como fazer bolo artistico passo a passo

Via Flickr

Outra técnica bem interessante, e hoje muito utilizada, é a impressão em papel comestível, com tinta comestível. Nesse caso você deve procurar uma loja que realize o serviço em sua cidade. O processo é bastante simples, você leva a imagem para eles, e eles farão a impressão. Você pega o papel já impresso, nas dimensões que você pediu, e coloca ele em cima do bolo. A imagem pode ser desde uma foto do aniversariante, a alguma representação do time preferido dele. Para “colar” a imagem no bolo, utilize-se de uma camada de doce pastoso.

Esperamos que nossas dicas lhe ajudem a fazer o seu bolo artístico, e personalizado!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !