Como fazer bolo integral


7269788796_b9f798c40e

Quem não gosta de tomar um café degustado juntamente com uma generosa fatia de bolo? Esta combinação pode ficar ainda melhor se o bolo for menos calórico e mais leve do que aqueles que levam muitos elementos doces em sua composição.

A opção para este dilema é o bolo integral, uma receita que agrupa ingredientes leves e necessários ao nosso organismo. Quer fazê-lo em poucos minutos de uma maneira fácil e prática? Então pegue caneta e papel e anote os seguintes ingredientes:

Bolo Integral – Ingredientes

  • 2 xícaras de farinha de trigo integral;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de aveia bem fina;
  • 1 xícara de leite integral;
  • 3 ovos;
  • Duas colheres de margarina;
  • 1 colher de fermento em pó.

Dica 1 – Frutas: Nesta receita, você poderá utilizar pedaços de frutas que deixará o bolo ainda mais “integral” e totalmente saudável. As sugestões são uvas passas, ameixas, frutas cristalizadas ou aquelas de sua preferência e gosto. Certifique-se de colocar pequenos pedaços na receita, para que a degustação não seja prejudica pelo excesso ou exagero de frutas.

6087519314 979ffcdbd7 199x300 Como fazer bolo integral

Via Flickr

Como fazer – Passo a Passo:

  1. Primeiramente, acenda o forno e deixe-o ligado na temperatura mais baixa em estado de pré-aquecimento. Comece por bater, em uma vasilha ampla, a margarina e o açúcar. Misture bem estes ingredientes até que se obtenha uma massa branca e firme. Depois acrescente somente as gemas dos três ovos, uma a uma, e vá incorporando-as á massa adquirida até então.
  2. O próximo passo é acrescentar a farinha de trigo, a aveia, o leite e as claras, previamente batidas em neve. A cada novo ingrediente adicionado, mecha-o bem á massa antes de acrescentar outros, evitando assim a formação de bolhas ou o endurecimento que dificultará a mistura manual da massa. Por último, misture o fermento em pó e incorpore-o a receita totalmente.
  3. A massa está finalizada. Como opção, você poderá acrescentar pequenos pedaços de frutas á receita, dando ainda mais sabor e autenticidade ao seu bolo integral. A dica é colocar frutas que contenham  pouco líquido e que sejam cortadas em pequeninos pedaços, imitando a composição interior de um “panetone de natal”. Misture-as á massa com delicadeza.
  4. Agora, escolha a forma em que você deseja assar o seu bolo. Pegue um pedaço de papel toalha e coloque na forma uma colher pequena de manteiga. Como o auxílio do papel, espalhe a manteiga em toda a forma, nos cantos e no fundo, e depois despeje nela uma colher de farinha de trigo, preenchendo todo o espaço interno do utensílio. Tire o excesso de farinha batendo nos cantos da forma e, para não desperdiçar alimentos, despeje a sobra na massa já pronta e misture bem. Agora, coloque sua receita na forma e distribua-a por igual nas extremidades da mesma.
  5. Feito isso, o próximo e último passo é levar o bolo para assar, colocando-o no forno que já está pré-aquecido e mudando a temperatura de baixa para média. Deixe assar por trinta minutos e retire depois, com o auxílio de um pano ou luva de confeiteiro.

Dica 1 – Ingredientes: Você pode fazer esta receita ficar ainda mais leve e menos calórica utilizando ingredientes da linha “light” e provar, sem penso na consciência, este bolo integral. Margarina e açúcar com baixo teor de gordura são facilmente encontrados no mercado e o gosto entre produtos convencionais e light\’s não irá alterar se você utilizar produtos deste seguimento.

6262113340 11c558c0d4 300x225 Como fazer bolo integral

Via Flickr

Dica 2 – Cobertura: Como este bolo é integral e contêm menos açúcar e gorduras que os demais, você pode cobri-lo com uma calda á base de canela. Para fazê-la, coloque em uma panela meia xícara de canela, meia xícara de açúcar mascavo e uma xícara de água. Leve ao fogo baixo até a mistura levantar fervura. Após, despeje-a sobre o bolo e decore-o com folhas de louro e canela em pau.

Pra quem está fazendo dieta e quer saborear um bolo sem medo da balança depois, esta é uma excelente opção que agrupa ingredientes nutritivos e importantes para o bom funcionamento do intestino. Boa Receita e Bom Apetite!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !