Como fazer bolsas de tecido


1348422052_2be21d9fc2

As bolsas de tecido são peças elegantes e, dependendo da cor e do modelo, realçam e alegram qualquer visual. Fazer a sua própria bolsa de tecido é ótimo, pois além de você ganhar uma peça única e exclusiva, feita de acordo com o que você mais gosta, é ainda um excelente passa tempo, pois é fácil e gostoso.

Para fazer a bolsa de tecido você precisa ter habilidade com uma máquina de costura, para que ela fique perfeita. Se bem feita e criativa, você pode fazer bolsas para vender e complementar a renda da casa. Confira as dicas de como fazer uma linda bolsa de tecido.

4504010480 5e38cfd110 Como fazer bolsas de tecidoEveArte/Flickr

Materiais

  • 02 pedaços de lona no tamanho 45 X 25 cm lisa ou estampada
  • 04 retângulos em lona no tamanho 35 X 8 cm
  • 02 pedaços de forro para bolsa no tamanho 40 X 25 cm
  • 01 quadrado de forro par ao bolso no tamanho 10 X 15 cm
  • 02 alças de algodão de 60 cm
  • Papelão para o molde
  • Linha para costura na cor do tecido
  • Lápis ou giz para costura
  • 1 botão com imã
  • Tesoura
  • Fita métrica
  • Alfinetes

4377275064 a3392c9737 Como fazer bolsas de tecidoTana Baiana by Eliana Buchaul/Flickr

Passo a passo

  1. Faça o molde para a bolsa com o papelão de acordo com o link: http://artesanatoemcasa.com/wp-content/uploads/2011/07/bolsa-tecido-molde-3.jpg com 19,5 cm de largura na parte mais estreita e 35cm de altura no meio.
  2. Encaixe o molde na lona risque e corte duas peças iguais, evitando o uso de caneta, pois ela pode estragar o tecido da bolsa com o tempo, faça a mesma marcação para o forro colocando um bolso com ou sem zíper do lado de dentro. Aproveite o máximo possível de espaço do tecido e guarde todas as sobras para a colocação do botão imã.
  3. Dobre uma das partes, localize o meio e com a ajuda de uma tesoura, corte apenas a pontinha do meio, fazendo um pique bem pequeno, sem cortar muito para não desfiar. Faça a mesma coisa com a outra parte da bolsa.
  4. A partir do meio, com a fita métrica, marque 10 cm para a direita e do meio para a esquerda, apenas na parte que ficará encima da bolsa, nos dois lados.
  5. Na marcação que você fez dos 10 cm, dobre para fora e novamente para dentro, formando uma prega, prendendo-a com o alfinete. Faça isso nas quatro marcações. Tome cuidado para que as duas pregas da mesma lateral esteja virada para o mesmo lado, para dentro ou para fora.
  6. Passe uma costura de fora a fora nas duas partes deparadas fazendo uma barra para o tecido não desfiar. Coloque as duas partes juntas  de forma que o lado avesso fique para fora e as pregas fiquem no mesmo lugar e costure a volta da bolsa inteira. No forro, deixe uma parte de mais ou menos uma mão sem costurar na parte de baixo.
  7. Pegue as medidas de 35×8 cm, marque o meio em todas elas, que fica em 17,5 cm e marque do meio para direita 8,5cm e do meio para a esquerda a mesma medida.
  8. Em uma das partes na marcação, encaixe e costure uma das pontas da alça de algodão e coloque a outra ponta da mesma alça na outra parte, de forma que ela forme o “U” da alça completo. Faça a mesma coisa na outra metade.
  9. Pegue as duas partes com as alças costuradas e costure em um lado abrindo a junção do meio para que o acabamento não fique grosseiro. Junte as partes que não está com a alça e faça o mesmo procedimento.
  10. Junte os dois retângulos com as costuras centralizadas e costure a peça de ponta a ponta deixando as laterais e a parte de cima abertas. 
  11. Abra a peça e vire a costura de dentro e junte novamente as peças de forma que as alças fiquem no formato final da bolsa, frente a frente, ainda do lado avesso. Costure na lateral que ficou aberta, coloque o botão imã com um reforço de tecido do lado de dentro e vire para o lado direito.
  12. Encaixe as alças para dentro da bolsa que está do lado avesso, e encaixe o forro do lado direito na bolsa. Costure as três partes juntas.
  13. Para virar a bolsa, puxe primeiramente o forro, depois as alças e por ultimo a bolsa para fora. Faça um acabamento discreto no forro e está pronta a bolsa.

1347527569 00f819e893 Como fazer bolsas de tecidodeb roby/Flickr

Depois que você fizer sua primeira bolsa deste modelo básico, você pode incrementá-la com o que você quiser, usando enfeites, botões diferentes, alças, estampas, apliques, colocando toda sua criatividade e imaginação para novas peças.

Boa Sorte!

(Imagem Destaque: deb roby/Flickr)