Como fazer bonecas de meia


boneca

A despeito de toda a tecnologia, as bonecas continuam ocupando papel central no mundo lúdico das meninas. Quando adultas, acompanham as mulheres em seus chaveiros, estampas de roupas e objetos de decoração de suas casas. Existem evidências de que foram criadas há mais de 3000 a. C. e, por isso, são consideradas um dos brinquedos mais populares e antigos do mundo. Sejam elas de vinil, porcelana, pano, madeira ou papel, as bonecas sempre encontram algum ser do sexo feminino para amá-las. Este post é para você que deseja criar uma linda amiguinha para alguma menina especial.

shutterstock 122130526 F550x450 Como fazer bonecas de meia

Boneca de meia passo a passo

Materiais necessários:

  • Um par de meias brancas
  • Meias estampadas
  • Fibra siliconada
  • Agulha de costura
  • Linha branca
  • Tesoura
  • Fita de cetim 07 mm de espessura
  • Renda 01 cm de espessura
  • 1 par de pupilas pretas
  • Cola quente
  • Blush
  • Lã marrom (ou na cor preferida) para fazer o cabelo
  • Tala de papelão (retângulo de 6X10cm)
  • Linha para bordar na cor rosa.
  • Lápis
  • Máquina de costura

shutterstock 123960808 F550x450 Como fazer bonecas de meia

Passo a passo:

  1. Corte as extremidades da meia retirando a parte em que ficam os dedos e o calcanhar. Você obterá um retângulo. Repita a operação com a outra meia.
  2. Vire a meia pelo avesso e costure uma das bordas abertas do retângulo.
  3. Desvire a meia e preencha com a fibra até que adquira um bom volume. Costure a extremidade que permanece aberta. Reserve a almofadinha recém criada. Ela será o tronco e as pernas da boneca.
  4. Para formar um braço, utilize a parte da meia em que os dedos ficam abrigados. Costure pelo avesso deixando apenas um pequeno espaço para introduzir a fibra. Desvire e acolchoe. Realize o mesmo procedimento com a extremidade dianteira da outra meia.
  5. Costure os braços na parte superior do corpo da boneca.
  6. Para formar as pernas, faça uma costura longitudinal da parte inferior até a metade da almofada retangular.
  7. A cabeça será feita utilizando o calcanhar da meia. Retire o punho, que é aquela parte com elástico que acomoda a meia ao tornozelo. Pelo avesso, costure as bordas, arredondando-as. Lembre-se de deixar um orifício. Desvire e estofe de forma que a cabeça adquira um formato redondo e sem pescoço.
  8. Costure a cabeça no tronco.
  9. Com a meia estampada, faça um vestido sem manga de forma que ele fique totalmente ajustado no corpo da boneca.
  10. Alinhave a renda ao entre a cabeça e o tronco e puxe a linha para formar o pescoço e criar a gola do vestido. Cosa outra parte da renda na porção inferior do vestido para criar uma saia rodada.
  11. Como fazer o cabelo de lã da boneca de pano:
    Inicie pela franja. Utilizando a tala de papelão, contorne-a na menor largura (6 cm) cinco vezes com a lã. Una todos os círculos com uma lã da mesma cor. Corte o lado oposto ao nó, formando franjas. Com a cola quente, cole a parte com o nó no topo da cabeça da boneca. Corte a franja na altura que você desejar.
  12. Cabelo: dê 50 voltas ao redor da tala em sua maior largura (10 cm). Retire a lã da tala e costure no meio. Libere as pontas, cortando-as. Distribua cola quente na parte costurada e cole na cabeça da boneca, sobre a franja. Prenda os lados do cabelo com a fita de cetim.
  13. Cole os olhos (pupilas pretas) com a cola quente.
  14. Desenhe a boca com o lápis. Sobre o riscado, faça pontos simples com a linha para bordar de cor rosa.
  15. Passe o blush nas bochechas.
  16. A boneca de meia está pronta!

shutterstock 123960805 F550x450 Como fazer bonecas de meia

Você pode fazer todo esse processo à mão, sem a máquina de costura. Mas o riscado do cabelo fica melhor quando é feito à máquina. Se quiser, borde cílios com linha preta. Use a criatividade, modifique o penteado e adicione acessórios.

Boa sorte!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post