Como fazer bordado hardanger


3394114565_6f4bf1bcf8

Hardanger é um bordado feito basicamente de ponto reto e com fio na mesma cor do tecido. De origem incerta, sabe-se que esse bordado enfeitou copas de palácios e casas de pessoas nobres da história da humanidade. Apesar de relativamente fácil, é difícil encontrar um artesão que se dedique exclusivamente à essa técnica, de forma que quem procura um nicho para explorar e ganhar dinheiro poderá encontrar no Hardanger a oportunidade.

O mais complexo do bordado harganger não é cada ponto em si, já que é composto por pontods retos que é o que há de mais fácil em termos de bordado, bastando apenas introduzir a agulha do avesso para o direito e do direito para o avesso compondo um ponto reto. Os pontos a seguir devem ser no mesmo tamanho e ao lado do ponto feito anteriormente. Mas o que torna o hardanger um mistério é a forma como os pontos retos são feitos formando desenhos geométricos.

A medida que os pontos retos vão sendo feito um ao lado do outro, o conjunto de pontos retos fazem a função da barra, ou do chuleado e o tecido não desfia, por essa razão alguns trabalhos em hardanger usa-se recortar alguns quadrados entre as tramas de forma que a peça, seja um pano de copa, caminho ou toalha de mesa fique com aparência de renda.
Sem dúvidas o hardanger é um dos bordados mais sofisticados que existem, tanto para decorar a casa, como para presentear mulheres refinadas, como para vender, por isso anoe o material necessário e mãos à obra.

73014220 456a23d219 Como fazer bordado hardangerUnhinderedbytalent/Flickr

  • 1 pedaço de tecido de algodão com tramas ralas, como o tecido para guardanapo branco ou melhor ainda o cânhamo. Se preferir poderá usar também o etamine, porém esse não deixa o trabalho tão sofisticado.
  • Linha de bordar ponto cruz na cor branca ou na cor do tecido (ou próximo), se esse for de outra cor
  • Agulha de bordar ponto cruz
  • 1 gráfico de hardanger nível fácil (é possível conseguir gráficos grátis na internet ou comprando revistas específicas dessa arte na banca mais próxima).

Como fazer

 

  1. Coloque 30 cm de linha (dupla) na agulha
  2. Introduza a agulha do avesso para o direito, deixando uma ponta de 5 cm  avesso para arremate após bordado pronto. Quando o artesão tem prática, desenvolve suas próprias formas de arremate, porém aos iniciantes recomenda-se deixar a ponta e escondê-la atrás dos pontos no avesso.
  3. Introduza a agulha para o avesso fazendo um ponto reto de meio centímetro aproximadamente.
  4. Com a agulha no avesso introduza para o direito, de forma que o próximo ponto saia ao lado do ponto já feito anteriormente.
  5. Repita o processo até que se tenha 5 ou 6 pontos retos do mesmo tamanho lado a lado.
  6. Observe no gráfico se é hora de subir ou descer para compor o desenho que você escolheu, senão, continue repetindo os passos até aqui.

3394120961 8264f295e9 Como fazer bordado hardangerpercita/Flickr

Dica

Quem tem mais dificuldade em aprender ou interpretar gráficos, recomenda-se fazer um treino antes de iniciar o bordado definitivo. Para isso pegue um retângulo de aproximadamente 10 cm X 5 cm e faça os pontos retos conforme explicado nos passos anteriores por toda a barra, ou seja em volta do tecido. A medida que a pessoa vai fazendo, vai assimilando o que significa cada movimento da agulha, e todos os segredinhos do ponto.

(imagem destaque:Percita/Flickr)

7 replies to this post