Como fazer bordados em pedrarias


333040379_23e84045ce-F550x450

Os trabalhos de bordado, assim como vários outros trabalhos feitos à mão, começaram a ser produzidos no Oriente Médio. Algumas escavações encontraram peças feitas em 30.000 A.C. De acordo com pesquisadores, o homem primitivo já usava a técnica ao colocar pequenos pedaços de madeiras e também sementes em suas indumentárias, feitas com pele de animais e pedaços de pedras. Essa foi a forma encontrada por eles para enfeitarem as suas vestimentas.

851300577 e89163474f 1 F550x450 Como fazer bordados em pedrarias

Via creativecommons

Já o bordado, feito na China com pedrarias, foi criado entre os anos 5.000 a 6.000 A.C. Nessa época foram criados escudos e alguns artigos de decoração com essa técnica. Aos poucos o bordado em pedrarias foi ficando ainda mais trabalhado, um marco foram os mosaicos feitos na era bizantina em 500 D.C. Neles eram retratadas roupas bordadas com pedras preciosas e pérolas. Com o passar do tempo esse tipo de roupa era a principal escolha de nobres e membros da corte. Hoje em dia existe uma enorme variedade de desenhos, formatos e técnicas, algumas ainda utilizam os princípios usados na antiguidade, outras se aperfeiçoaram com a evolução tecnológica.

333040379 23e84045ce F550x4501 Como fazer bordados em pedrarias

Via creativecommons

Aprenda a fazer bordados em pedrarias

Personalizar uma roupa com os bordados em pedrarias pode parecer complicado, porém, com um pouco de paciência e boa vontade, é possível fazer criações incríveis.

Materiais:

  • Pedras em geral para bordados
  • Agulha e linha de costura

Passo a passo

  • Escolha as pedras que deseja usar no seu bordado, quando mais variadas elas forem, mas interessante será o resultado final. Certifique-se se elas são apropriadas para o bordado que deseja fazer, ou seja, se quiser algo mais delicado, o ideal são as pedras com algum brilho ou até mesmo aquelas que imitam pérolas. Já se preferir um mais rústico, invista nas pedras maiores. A peça a ser bordada também influencia o resultado final, nos jeans podem ser usadas as mais pesadas.
  • Coloque a linha na agulha, pode ser a linha normal de costura, porém, se for muito fina, você poderá colocar mais de uma “perna” para que fique mais firme.
  • Separe a peça que você irá bordar, faça um nó na ponta da linha, passe por baixo do tecido ou tela e puxe.
  • Coloque a pedra na agulha, passe novamente no tecido e vá repetindo o processo até finalizar o bordado. Você poderá fazer um desenho a mão livre ou seguir o traçado. Isso vai depender de cada pessoa.
  • Use paetês e outros tipos materiais, misturando com outros tipos de pedras.

Dicas:

  • Se desejar, você poderá trocar a linha de costura pela de nylon ou pela de polyamida, existem algumas vantagens específicas em cada uma, as de nylon, por exemplo, são transparentes e mais resistentes.
  • Desenhos e riscos ajudam muito as pessoas que estão começando a bordar, pois seguir o traçado é mais fácil, com a prática já é possível fazer trabalhos sem precisar desse rascunho.
  • Procure referências em revistas especializadas em moda e também em bordado, elas são excelentes fontes de conhecimento.
  • .Acompanhe as tendências nos principais desfiles da temporada, pois os bordados estão de volta.
  • Roupas personalizadas são ótimas para passar um pouco da personalidade do dono para o visual. O bordado é uma ótima alternativa.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar !

1 reply to this post